Os conteúdos em vídeo estão nas listas de tendências de marketing há muitos anos, claro que, por bons motivos. Atualmente, os vídeos representam mais de 80% de todo tráfego da internet. Mas você sabia que compradores de empresas também vem usando muito esse tipo de conteúdo para se informar? Por isso, o vídeo está (ou deveria estar) nas estratégias de MKT B2B (marketing B2B) de todas as empresas.

Uma pesquisa feita pelo Google revela que 70% dos compradores B2B estão assistindo a vídeos durante sua jornada. Outro estudo, do HighQ, aponta que 55% das pessoas assistem vídeos online diariamente e que 75% dos executivos assistem semanalmente a vídeos relacionados ao seu negócio.

Mas, por que os vídeos vêm fazendo tanto sucesso no MKT B2B?

Certamente, isso ocorre porque o vídeo é mais atraente que as outras formas de conteúdo de MKT B2B. Muita gente prefere, ao invés de ler dezenas de artigos de blog ou textos de landing pages, assistir a uma apresentação de 1 ou 2 minutos de uma empresa ou alguma demonstração dos serviços dela em vídeos curtos.

Apesar disso, só uma observação: vídeos são excelentes, mas por si só não trazem resultados. Eles devem estar sempre associados a outros tipos de conteúdo, como textos, imagens, infográficos e e-books para que possam potencializar seu efeito de construção de uma marca e melhoria de posicionamento nos buscadores.

Quando tratamos de vídeo, é preciso cuidado! No mercado Business to Business, os vídeos devem ser diferentes daqueles direcionados ao consumidor final.

Enquanto no B2C a emoção fala mais alto e os conteúdos são, geralmente, mais divertidos e irreverentes, no B2B o destaque é o valor da marca e os benefícios que ela pode proporcionar a uma empresa, como economia com gastos desnecessários, melhoria de performance, etc.

O MKT B2B exige números e racionalização. Os vídeos para esse mercado devem focar no ROI ou seja, no retorno do investimento que um cliente pode ter ao adquirir algum produto ou serviço.

Poder e relevância do vídeo no marketing de conteúdo B2B

Caso você ainda não esteja totalmente convencido do poder e da relevância de um bom vídeo para o marketing de conteúdo B2B, veja esses números:

  • Mais de 75% dos profissionais de marketing B2B conseguem planejar e alcançar resultados de impacto para o seu negócio com vídeo na sua estratégia.
  • 70% dos profissionais de MKT B2B afirmam que o vídeo é a forma mais efetiva de conteúdo quando se fala em conversões.
  • 64% desses profissionais afirmam que o conteúdo de vídeo é a principal ferramenta que leva diretamente às vendas.
  • 59% dos executivos, em geral, preferem assistir a um vídeo do que ler um artigo.
  • As empresas B2B que usam o marketing de vídeo veem seu lucro aumentar 49% mais rápido que aquelas que não o utilizam.

Como deu para perceber, o vídeo funciona melhor para impactar mais rapidamente. Quer aumentar as métricas de engajamento e ampliar conversões, a estratégia de MKT B2B com vídeo é absolutamente fundamental.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você. Quer aproveitar essa tendência na sua empresa? Então não deixe de nos consultar!

 

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.