Você já deve ter ouvido falar que existem estratégias para um site se destacar na internet, não é mesmo? Muitos pensam apenas nos links patrocinados, aqueles que aparecem logo no começo dos resultados do Google, por exemplo, mas existem outras formas de aparecer nas buscas.

É sobre essas estratégias que uma agência de conteúdo para SEO atua. Nesse post vamos explicar um pouco como é feito esse trabalho, tão importante dos dias de hoje. Confira!

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, em português, Otimização para Motores de Busca. Mas o que vem a ser esses “motores”? O mais famoso que existe é o Google, onde se estima que sejam feitas mais de 5,5 bilhões de buscas por dia em todo o mundo. Outros mecanismos são o Bing, o YouTube e as redes sociais como Instagram, Twitter, etc.

Um trabalho de SEO envolve a aplicação de um conjunto de técnicas para tornar os sites mais relevantes para estes mecanismos de busca.

O objetivo é que eles apareçam primeiro nos resultados para o internauta. A principal meta de todo trabalho de otimização, sem dúvida, é levar os sites a se destacarem na primeira página do Google.

Tudo isso, sem se valer de propaganda ou promoção paga, mas sim, de forma orgânica. Esse trabalho costuma não aparecer de imediato – são vistos a médio e longo prazo. Contudo, os ganhos são duradouros.

Agência de SEO: Conteúdo X Estratégias

Muitas vezes uma agência de SEO acaba sendo confundida com uma consultoria de Marketing Digital, mas esta tem um foco mais amplo, atuando no aprimoramento de diversas estratégias online que vão além de um site.

Já a agência de SEO pode atuar basicamente em duas frentes: na definição de estratégias e no desenvolvimento de conteúdo.

No caso das estratégias, o trabalho é específico e focado em melhorar o desempenho de uma página ou dos sites nos mecanismos de busca na internet.

Um consultor da agência de SEO analisa, avalia e direciona as estratégias a serem adotadas pela equipe em relação ao trabalho de otimização de um site. O objetivo é leva-la a conseguir o melhor desempenho possível, seja identificando os principais erros cometidos, seja definindo táticas de atuação.

Já quando falamos de desenvolvimento de conteúdo, ele é parte essencial das estratégias de SEO. Os textos de um site, por exemplo, precisam ser bem escritos, informativos e interessantes, contem palavras-chave adequadas e tópicos atrativos para obter boas performances.

Importância da agência de conteúdo para SEO

A qualidade do conteúdo publicado em um site deve ser a prioridade máxima da estratégia de SEO, já que o Google analisa a relevância das informações que seu negócio leva ao usuário.

De forma genérica, quanto melhor o conteúdo responde às demandas do internauta, ou seja, ao que ele deseja achar e resolver ao fazer uma busca, mais perto a sua página ficará do topo dos resultados.

Devido a essa importância, uma agência de conteúdo para SEO costuma possuir uma equipe pronta para desenvolver textos, imagens, artes, infográficos, e-books e outros materiais relevantes para alimentar os sites e blogs de seus clientes. Mas, em alguns casos, isso pode ser feito pelo cliente ou por profissionais terceirizados.

De qualquer forma, a agência de conteúdo para SEO sempre faz a supervisão e assessoria para a produção dos materiais visando a otimização para os mecanismos de busca. Além disso, ela ainda em ações on page e off page, mas esse é um assunto para um próximo artigo.

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Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.