Com foco em atender outras empresas, o marketing industrial ainda não é tão reconhecido como outros termos do mercado. Por esse motivo, talvez seja um setor no qual poucos investem. Contudo, ele é primordial para indústrias que buscam crescimento e fortalecimento de suas marcas.

Nesse post iremos te mostrar 10 estratégias de marketing industrial na internet que funcionam muito bem na consolidação do marketing B2B, como costuma também ser chamado. Apesar de ser uma atitude desafiadora, é possível, sim, ser bem-sucedido em ações nessa área.

Como o marketing industrial funciona?

Em resumo, o marketing industrial B2B, trata da divulgação e do relacionamento entre duas empresas. Assim, como já diz o termo B2B, em inglês, business to business.

Veja esse exemplo:

Uma indústria de peças para máquinas que tem como seus principais clientes outras empresas e fábricas. Dessa forma, essa comunicação com o mercado (marketing industrial B2B) é uma forma de divulgar seus produtos ou serviços com eficiência, assim como gerir o relacionamento com os clientes.

O marketing industrial é fundamental para que empresas que vendem para outras indústrias possam conseguir leads qualificados, ou seja, que tenham potencial para serem convertidos em clientes.

Muitas vezes, é um grande desafio aplicar estratégias direcionadas para outras empresas, como no caso do marketing industrial B2B, já que o cliente em jogo é um gestor de negócios, que irá considerar todas as variáveis do produto/serviço antes de tomar uma decisão.

Afinal, gestores que buscam uma solução para as suas empresas precisam ter certeza de que estão fazendo a escolha certa. Isso exige muita pesquisa, informação e análise.

Estratégias de marketing industrial poderosas!

Agora vamos mostrar a você 10 estratégias de marketing industrial que devem fazer parte de seu planejamento. Confira!

1 – Redes Sociais

É muito importante que sua marca esteja nas redes sociais, já que é provavelmente seus clientes não saiam delas. Lembre-se que, as decisões de compra de uma empresa são feitas por uma pessoa que se relaciona socialmente.

Marcar a presença de sua marca em redes como LinkedIn, Facebook, Instagram, entre outras, é, sem dúvida, fundamental para aumentar a sua credibilidade e criar relacionamento com possíveis clientes.

2 – Blog

Um blog é a melhor forma de atrair clientes, especialmente quando posicionado dentro de seu site institucional ou e-commerce. Por meio dessa ferramenta você pode criar conteúdos de valor, que sejam informativos para o usuário.

É possível obter bons resultados dos posts no ranqueamento orgânico dos motores de busca quando se utiliza de otimização nos textos e no conteúdo (SEO), como no caso do Google, por exemplo.

3- Mail Marketing

De acordo com estudo realizado pelo The Radicati Group cerca de 3 Bilhões de pessoas no mundo utilizam e-mail. Além disso, o mail marketing apresenta um ROI (Return On Investment) muito superior quando comparado com outros meios de vendas na internet.

Mas, cuidado! Evite e-mails com muitos vídeos ou imagens. Isso pode passar a impressão de publicidade para o seu lead, que logo deixará seu material ou não dará a devida atenção a ele.

4 – Canal no YouTube

Mais de 1 bilhão de pessoas são usuários dessa plataforma, o que representa quase 1/3 de toda a internet no mundo. Isso demonstra o enorme potencial de gerar visibilidade e engajamento em vídeos.

Solte a sua criatividade no YouTube e produza comerciais, teasers, vídeos informativos sobre seus produtos/serviços, videoclipes, conteúdo explicativo sobre sua solução, enfim, são inúmeras as possibilidades.

5 – Inbound marketing

Essa estratégia baseia-se na criação de conteúdo relevante para possíveis clientes da sua marca. Ao invés da sua marca ir até o consumidor, como acontece em uma propaganda tradicional, aqui é o cliente que vem até você, através das redes sociais e do seu blog.

O inbound marketing é, hoje em dia, uma das estratégias mais utilizadas por empresas de diversos segmentos que buscam aumentar a sua presença online. Segundo dados do Demand Metric essa estratégia é capaz de atrair até três vezes mais leads com um custo até 62% menor que o tradicional outbound marketing.

Concluindo

Como vimos, é possível implementar as referidas estratégias em qualquer tipo de indústria, independentemente de seu porte ou setor de atividade.

Quando bem planejado e aplicado estrategicamente, o marketing industrial permite à sua empresa tornar as soluções que oferece compatíveis com as necessidades reais dos clientes, tudo com maiores chances de resultados positivos.

Então? Que tal começar a potencializar sua marca?

 

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.