O cliente é, em suma, o começo e a alavanca para o fortalecimento mercadológico da empresa. O passaporte para o universo particular dos clientes que irão fazer o seu futuro!

Vamos em frente nesse caminho de compreendermos os clientes e nos aliarmos a eles, de uma forma inteligente e sustentável, ao longo do tempo.

Pode parecer complicado, mas, na realidade é bem mais simples do que se mostra a princípio. O desafio está em entender e compreender as necessidades do cliente muito antes que ele já esteja apto a dizê-las pela fala, porque quando ele for capaz disso, quem garante que ele já não teria dito para outros antes de nós?

A antecipação é a antessala da diferenciação, que é a antessala do valor percebido, que, por sua vez, é a antessala do lucro merecido aos olhos do cliente.

Marketing E2E: Como compreender a real necessidade do cliente e satisfazê-lo?

Quando o ser humano fala, sendo compelido a articular ideias ainda não muito claras, existem reais distorções entre o que ele de fato precisa e o que ele pede.

Quando olhamos para o cliente nós o vemos, mas o que ele nos vê e espera está do lado oposto onde estamos. Os clientes se veem desafiados por uma paisagem que está sempre atrás de nós, nunca na nossa frente. Essa paisagem é o background do suposto resultado de todo trabalho que ele está disposto a investir.

Considerando que nós temos a competência que ele não tem, estaremos em condições de diagnosticar, interpretar e sugerir alternativas de repente muito mais interessantes para o resultado esperado do que aquelas que já forma escolhidas por ele inicialmente. As que ele escolheu antes não tinham, necessariamente, a ampliação que a nossa experiência e da capacidade da nossa equipe foram capazes de acrescentar. Com muita certeza, as do cliente eram mais pobres do que as que, juntos, podemos encontrar!

No Marketing E2E, buscar a compreensão da real necessidade da pessoa, a do ser humano que está realizando o pedido e trabalhar opções para atender suas expectativas é sem dúvida, a melhor forma de satisfazê-lo.

Marketing E2E: A diferença é de 180 graus!

O que o cliente realmente precisa ele dificilmente está apto a explicitar. Não bastassem as contrariedades que lhe tomam a maior parte do tempo, existe toda uma dificuldade em traduzir sensações, intuições e todo um rol de perturbações que funcionam como obstáculos à liberdade de brincar, para o sentir e o ousar.

Não há muito espaço para o novo, o inédito, para a mudança!

Como argumento dessa citação, leia mais sobre quais são suas necessidades e expectativas? Tudo aquilo que um dia já nos causou um mal-estar e que se não se repetir já é lucro, no artigo: Marketing E2E Um Novo Modelo de Negócios para sua Empresa!

Práticas históricas adquirem força de lei nas empresas. Mudá-las requer, no mínimo, uma quebra de regras e alto custo pessoal.

No entanto, os seres humanos – como devem serem percebidos nas ações estratégicas de marketing E2E – e de fato precisa porque são eles que compram, têm suas necessidades e desejos aumentando a cada dia, assim como de toda sociedade que eles representam como um grupo de indivíduos em torno de uma causa. Isso ocorre devido o aumento de experiências vividas por nós diariamente, por isso a cada dia que passa é normal as pessoas quererem algo mais do que no dia anterior.

Tentar anular as crescentes necessidades do ser humano é o mesmo que ir contra a própria evolução do mundo. Algo simplesmente impossível.

Uma empresa interessada em surpreender o cliente positivamente, contribuindo de maneira efetiva para o seu sucesso, precisa dar um giro de 180 graus, ou seja, dar meia volta e rever todo escopo do planejamento estratégico tradicional e se colocar de vez no lugar da pessoa, fugindo da comodidade danosa do foco induzido pelo cliente, ou seja, aquela situação conhecida, quando se traduz pela fala o que ele imagina estar precisando.

Muitos da área de marketing industrial operam assim, provavelmente sem consciência do risco que estão correndo. Talvez julgando ser normal, não só pela prioridade que damos à fala como expressão mais importante na nossa cultura como pela lógica das abordagens técnicas de marketing que ainda encantam muitos profissionais.

Neste caso, será necessário obter um real conceito de interpretação para incorporar a nova cultura do marketing E2E.

Uma empresa válida, aquela que acredita que sua razão de ser e existir é disponibilizar produtos e serviços de valor aos seus clientes, que fazem diferença na vida deles de alguma maneira, enriquecendo o todo à sua volta, evolui continuamente e, a cada momento, lança mão de repertórios ampliados capazes de identificar caminhos que a levam, disciplinadamente, à liderança de mercado.

Por serem orientadas pelo marketing E2E, aquela empresa coloca à disposição de seus clientes, competências múltiplas de difícil cópia, permitindo que eles tenham acesso ao que nem imaginavam precisam e que sem dúvida mudará suas vidas!

Marketing End to End o modelo de negócio da nova geração

À medida que seus clientes em potencial mudam facilmente entre os canais hoje, uma estratégia de marketing ponta a ponta é a única maneira de garantir que você possa alcançá-los, envolvê-los e convertê-los.

Não é mais suficiente trabalhar simplesmente com uma agência de criação ou uma agência de mídia inbound em campanhas de marketing estreitamente focadas. Uma estratégia online de sucesso deve unir todas as partes móveis da publicidade digital – de mídia, pesquisa e redes sociais a e-mail, sites e automação de marketing.

Somente por meio de uma abordagem de marketing ponta a ponta você pode integrar todos os canais, tecnologias e componentes de marketing online para guiar seu público-alvo em seu funil de vendas e em um abraço duradouro da marca.

Na iD. Publicidade, uma agência interativa e de marketing digital líder, oferece experiência e serviços de marketing ponta a ponta que podem complementar suas capacidades residentes para executar campanhas de sucesso e maximizar o ROI de marketing digital.

 



Henrique Morbi
é publicitário graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua como Diretor de Atendimento na agência iD. 360/biz, como Presidente de Imagem Pública do Rotary Club São Paulo Vila Alpina e como Facilitador de Inovação e Palestrante do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.