Como elaborar uma estratégia de inbound marketing industrial? Essa é uma pergunta que pode provocar fortes dores de cabeça e terríveis equívocos. Também pode gerar uma onda de acertos que venha a se refletir positivamente nos resultados do seu negócio, e, efetivamente, estamos falando em vendas.

Não só vendas, claro. Afinal, uma estratégia de inbound marketing industrial só cumprirá seu papel se tornar a marca mais conhecida e admirada, o que, no final das contas, acabará se traduzindo em vendas. O risco é olhar para as vendas e ignorar outros indicadores, o que pode levar a decisões precipitadas e interrupção de campanhas prematuramente.

O erro que você não pode cometer numa estratégia de inbound marketing industrial

Estamos, efetivamente, falando de estratégia de inbound marketing industrial, mas devemos salientar que o inbound é, na verdade, uma tática promocional de marketing. Que consiste em atrair público oferecendo-lhe o que está buscando, criar um relacionamento e estabelecer um ambiente satisfatório para transformar esse esforço numa relação comercial.

As pessoas buscam informações sobre tudo no Google e interagem nas redes sociais com outras pessoas e com marcas. Elas sempre estão procurando por algo e devemos saber identificar o que estão buscando: informações, entretenimento, cultura. O que seu público procura?

O que nos leva ao ponto central desse tema. Antes de qualquer estratégia, política ou campanha de marketing, você precisa ter uma clara visão do seu público. Ou dos seus públicos. Ou não é algo comum na indústria B2C ter dois públicos em mente?

O grande erro no B2C ocorre quando a empresa deixa de estabelecer claramente quem consome o seu produto e direciona sua comunicação para quem compra a produção. É evidente que o marketing promocional precisa desenvolver ações para alcançar os dois públicos.

O que deve estar muito bem claro é que distribuidores aumentarão seus pedidos quanto maior for a demanda pelos produtos que você fabrica. E essa demanda vem do consumidor final, que é aquele para quem efetivamente você desenvolveu sua proposta de valor. O que significa que o aspecto fulcral da sua estratégia é impactar o seu consumidor alvo com suas campanhas.

O que não significa dizer que você não deva ter uma estratégia de marketing para atrair os distribuidores, atacadistas e varejistas. Nesse caso, você pode combinar campanhas de inbound com campanhas de venda direta e merchandising.

Por outro lado, a mesma campanha de conteúdo que impacta o seu consumidor final, pode também impactar a sua cadeia de suprimentos, pois eles também procuram informações sobre seu produto para decidir comprá-lo ou não.

Estratégia de inbound marketing industrial B2B

É muito mais simples trabalhar com uma estratégia de inbound marketing industrial B2B. Quais as razões?

  • você trabalha com um público reduzido;
  • pode desenvolver conteúdo mais técnico;
  • tem maior facilidade de captar leads para usar em campanhas de e-mail marketing;
  • pode fazer um ciclo de inbound marketing completo, incluindo o pós-venda.

O que você não pode esquecer é de que o conteúdo de atração não deve perder sua principal característica, que é estabelecer uma conexão entre as dores do seu público e a sua solução. É assim que funciona com bens de produção e os diversos tipos de soluções industriais, seja de segurança ou qualquer outro aspecto.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para saber mais sobre inbound marketing industrial B2B e outros temas como esse, não deixe de conferir o nosso blog!



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.