A análise de dados para marketing é mais importante do que pode parecer em um primeiro momento. Isso, porque, com esses dados o profissional consegue entender com clareza o perfil de clientes e como interagir.
A cada ano que passa, investir em análise de dados no marketing se torna mais importante. O motivo principal é a necessidade de personalizar o atendimento para atrair o cliente.
Com o aumento na concorrência, hoje não basta ter um site ou rede social para se destacar. Assim, é imprescindível investir em estratégias mais refinadas para ter sucesso na divulgação das marcas.
É nesse momento que a análise dos dados é importante. Com ela, você consegue saber exatamente como agir para conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já compram de sua marca.
Separamos alguns motivos para você entender melhor porque investir nessa estratégia de análise de dados para marketing.
Porque fazer análise de dados para marketing
Estratégias mais eficientes
Ao analisar os dados apresentados nas campanhas você consegue definir melhor quais as estratégias mais eficientes e com melhores resultados. Conhecendo essas estratégias, seu retorno será muito melhor e em pouco tempo.
Melhor entendimento da jornada do cliente
Cada segmento possui um perfil de clientes. Suas jornadas, desde a primeira visita até a compra, são diferentes. Assim, é preciso conhecer os dados de interação para entender a jornada dos LEADs.
Captação de Leads
A captação de LEADs é muito importante para a conversão em clientes. Isso só é eficaz se o processo for feito a partir da análise de dados para marketing.
Fidelização dos clientes
Depois que um cliente realiza sua primeira compra, o próximo passo é fidelizar esse comprador. A análise de dados para marketing ajuda a tornar esse processo mais rápido e simples.
Planejamento realista
Outra grande vantagem de investir em análise de dados para marketing é ter maior previsibilidade. Com isso, você consegue planejar os resultados e próximos passos da divulgação com maior margem de acertos.
Como fazer análise de dados para marketing
Agora que você entendeu a importância da análise de dados para marketing deve estar pensando em como fazer esse estudo de interação com os clientes. Nós vamos te apresentar algumas maneiras mais eficientes de utilizar esses dados ao seu favor.
Comece com um passo pequeno, observando o tipo de postagem que possui maior interação dos seus seguidores. Isso já mostra o que seu público tem mais interesse e como atrair essa atenção para a sua marca.
Depois, você pode analisar as métricas das redes sociais e também do Google. Com base nesses dados é possível criar um perfil bem claro do seu público-alvo.
Também crie um caminho que a maioria dos seus clientes passaram para a conversão de visitante até comprador.
Esse estudo não é tão simples, então você pode precisar de um profissional para realizar uma análise de dados para marketing mais detalhada. Um profissional ainda pode te ajudar a conhecer as melhores estratégias que devem ser usadas.
A iD Publicidade disponibiliza o serviço de análise de dados para marketing com especialistas. A agência usa a inteligência de ferramentas digitais como SemRush, Google Analytics, Google Search Console, dentre outras.
Dessa forma, você terá todo o suporte para alcançar o melhor retorno na divulgação de seu negócio e maiores conversões.
Entre em contato com nossa equipe e entenda mais sobre esses e outros serviços oferecidos!
Sergio Capozzielli é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.