O Marketing digital ou marketing online se refere a meios de criar um relacionamento com clientes e interessados no ambiente virtual.

Muita gente acha que isso se trata apenas de uma estratégia única, porém existem diversas ações que englobam o marketing digital e que você pode aplicar e podem te trazer um alto retorno à sua empresa com o passar do tempo.

Conheça aqui as 6 estratégias de Marketing Digital mais utilizadas, que são:

1- Marketing de Conteúdo

Criação de conteúdos que ensinam, resolvem problemas e ajudam um grupo específico (o público-alvo da sua empresa). O Marketing de Conteúdo apresenta como principal objetivo a busca por leads, ou seja, potenciais consumidores que demonstram interesse no consumo de produtos ou serviços de uma empresa.

Para se ter uma ideia da importância desse tema, segundo a pesquisa Content Trends 2019, que traz as maiores tendências de marketing de conteúdo do Brasil, 67,3% das empresas já adotam o Marketing de Conteúdo no seu dia-dia e 85,8% das que ainda não adotaram tem a pretensão de utilizá-lo em breve.

2- E-mail Marketing

Use e-mails para criar ou manter um relacionamento com seus clientes atuais ou aqueles que ainda vão ser seus consumidores. A estratégia de E-mail Marketing não é sinônimo de SPAM ou comunicações intrusivas. Muito pelo contrário. Com a automação de marketing, o e-mail passou a ser a melhor maneira de entregar a informação certa, para as pessoas certas, na hora certa.

Para quem acha que o e-mail é algo ultrapassado, uma pesquisa feita pela Radicati Group Inc., aponta que o uso do e-mail não para de crescer e em 2020 ultrapassa a marca de 3 bilhões de usuários em todo o mundo, ou seja, quase metade da população mundial. A partir do relatório, percebe-se também que o e-mail continuará sendo cada vez mais usado no mundo dos negócios especialmente para estabelecer a comunicação entre as organizações e seus clientes.

3- Marketing de Redes Sociais

Você usa as redes sociais para divulgar seu negócio? Elas são um ótimo canal para se conectar com o seu público! Crie e compartilhe conteúdo através das suas redes sociais para atrair e engajar com seus visitantes e clientes. Isso significa, em poucas palavras, que o Marketing de Redes Sociais significa investir no gerenciamento de social media, anunciar, movimentar grupos online e construir comunidades de marca nesses locais.

Redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, LinkedIn e YouTube são “palco” da interação de mais de 140 milhões de pessoas no Brasil e o brasileiro gasta quase 4 horas diárias nessas mídias, de acordo com dados do estudo realizado pela Hootsuite e WeAreSocial (2019).

4- Search Engine Optimization (SEO)

Consiga tráfego para seu site através dos mecanismos de busca orgânica – aqueles resultados do Google, por exemplo, que não incluem anúncios. O SEO é uma otimização para os motores de busca que envolve técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores e que definem o ranking de uma página de acordo com uma palavra-chave pesquisada.

Um tradicional estudo do Google revelou o “Momento zero da Verdade” ou ZMOT. Ele aponta que quase 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de fazer alguma compra. Isso demonstra que os mecanismos de pesquisa têm um alto grau de influência sobre a tomada de decisão do comprador.

5- Anúncios Pay-Per-Click (PPC)

Atraia clientes em potencial com anúncios em diferentes canais online, incluindo as redes sociais e os motores de busca. Ao contrário do SEO, o PPC é uma forma de usar o anúncio patrocinado de mecanismos de pesquisa como Google e Bing para gerar cliques em seu site, em vez de obter esses cliques organicamente.

Considerando o alto tráfego nos motores de busca e o ZMOT, vemos o quanto importante é uma empresa ter seu site exibido na pagina inicial do Google, por exemplo. Uma estratégia bem feita de Anúncios Pay-Per-Click PPC, com a ajuda dos relatórios do Google Analytics certamente leva a resultados incríveis.

6- Search Engine Marketing (SEM)

Uma estratégia similar ao PPC, mas é limitada apenas aos buscadores. O Search Engine Marketing (SEM) é o marketing de motores de busca que envolve um conjunto de técnicas para a promoção de sua marca na internet. Ele envolve o SEO (busca orgânica) e os links patrocinados (Google Adwords ou Bing Ads).

Segundo a DMR, cerca de 2,3 milhões de pesquisas são feitas no Google a cada segundo! Por ser a maior plataforma de publicidade online do mundo, o Google é reconhecido por seu eficaz modelo de negócio, que proporciona geração de rentabilidade para as contínuas pesquisas de uma empresa e oferece uma boa experiência ao usuário.

Agora que você conhece essas estratégias de marketing digital, que tal começar a colocar tudo isso em prática no seu negócio?

https://www.youtube.com/watch?v=Bzhl4ca1DTU

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.