Você já ouviu falar em indicadores de marketing digital? Esses dados são muito importantes para mostrar quais as melhores estratégias para o segmento da sua empresa.

Hoje com a popularização da internet sabemos que não basta ter um site para se destacar online. Assim, investir em marketing digital se tornou muito mais do que apenas ter um site bem elaborado.

Agora é preciso buscar constantemente melhorias para que sua empresa receba a visibilidade que merece. Esses aprimoramentos são encontrados justamente através dos indicadores de marketing digital.

Para você entender mais sobre o assunto, separamos alguns pontos importantes.

O que são indicadores de marketing digital?

Antes de explicar o que são indicadores de marketing digital, precisamos falar sobre as métricas gerais usadas em empresas. Você provavelmente já ouviu falar em KPIs, que são indicadores de performance na produção.

Esses dados mostram como está a efetividade de cada setor dentro da empresa e assim é possível encontrar os pontos de melhoria. Os indicadores fazem parte das KPIs sinalizando a efetividade de cada estratégia de divulgação online.

Ao utilizar essas métricas você poderá observar detalhes sobre a captação de novos leads, a taxa de conversão e até mesmo qual o canal mais eficiente de atração do seu público.

Com esses dados em mãos sua equipe saberá quais os pontos mais importantes para receber investimento. E não são apenas investimentos em dinheiro, também estamos falando em tempo e qualidade do serviço prestado.

Principais indicadores de marketing digital

Existem centenas de indicadores de marketing digital. Cada um possui um objetivo diferente para mostrar a situação atual da sua empresa online.

Nós separamos os principais para te apresentar qual a funcionalidade de cada um.

CPA (Custo por aquisição)

O CPA está entre os principais indicadores de marketing digital, ele mostra o quanto a captação de um novo cliente online custa para a empresa. Quanto maior o CPA, pior tem sido a resposta da sua estratégia.

Se você contrata o serviço de propagandas do Facebook por um valor de R$ 200,00 por mês, mas recebe apenas 2 clientes nesse período com um gasto de R$ 50,00 cada. Isso quer dizer que a sua empresa tem pagado mais do que recebido nesse tipo de propaganda.

CPC (Custo por clique)

Outro indicador muito importante no marketing digital é o CPC, ele mostra quanto cada campanha tem cobrado por cliques em seu anúncio. O ideal é que esse valor seja o mais baixo possível, pois isso representa um maior alcance de interessados.

Por exemplo, em uma campanha de propagandas no Google que teve custo de R$ 500,00 e recebeu 1000 cliques, o custo por cada clique é de R$ 0,50, um valor considerado aceitável por todo o retorno que pode ser alcançado.

ROI (Retorno sobre investimento)

O ROI é um cálculo um pouco complexo no início do seu uso, porém ele reflete perfeitamente a resposta de uma campanha de divulgação. Por isso, ele é considerado extremamente importante entre os indicadores de marketing, tanto digital quanto tradicional.

Para calcular o ROI de um projeto de divulgação basta subtrair o valor gasto na campanha do valor ganho ao final da estratégia. Depois, esse resultado deve ser dividido pelo valor gasto na campanha. Ao final, deve ser multiplicado por 100.

Pronto, agora você terá a porcentagem de todo o ganho que sua empresa teve com tal projeto e saberá se ele foi positivo para o crescimento da marca.

Saber esse tipo de informação oferecida pelos indicadores de marketing digital é muito importante para investir seus recursos nas estratégias com melhores resultados.

Além disso, ajuda a encontrar os pontos que podem ser melhorados ou completamente modificados para aumentar a sua eficiência.

Gostou do nosso post? Quer ficar por dentro de nossos assuntos? Assine nossa newsletter!

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.