Ter o site de sua empresa bem posicionado nas páginas de resultados do Google é o sonho da maioria dos empresários. Por quê? O motivo é que o tráfego orgânico é um dos meios de aquisição de clientes mais importantes atualmente.
Assim, temos a relevância das ações de SEO para indústrias B2B nesse contexto. Aquelas que levam os sites a ter maior visibilidade orgânica em todas as etapas do ciclo de compra.
Que tal entender um pouco melhor como isso funciona? Veja só.
O que são ações de SEO para indústrias B2B?
As ações de SEO para indústrias B2B (business-to-business, em inglês) são aquelas cujo objetivo é ampliar o tráfego e melhorar os posicionamentos em mecanismos de pesquisa orgânicos.
Apesar do marketing de indústrias B2B se referir a empresas que compram de outras (diferentemente das B2C – business-to-consumer, em que os consumidores compram de uma empresa), os conceitos e ações básicas de SEO são os mesmos.
A maior diferença entre eles, então, acaba sendo o público consumidor. É preciso entender a forma como os serviços e produtos são comprados em cada caso.
No B2B, o ciclo de compras é mais longo e, consequentemente, o nível de pesquisa do comprador em cada estágio do funil de vendas é maior.
Dentre as ações de SEO para indústrias B2B, podemos citar as frentes de SEO técnico e conteúdo otimizado.
Na primeira, trabalham-se fatores intrínsecos ao site da empresa, como:
- Responsividade;
- Certificados de segurança;
- Arquitetura das páginas;
- Velocidade de carregamento;
- Marcação de dados estruturados;
- Usabilidade;
- Backlinks; etc.
Na segunda frente, as ações de SEO para indústrias B2B se voltam para o marketing de conteúdo. Dentre elas:
- Criação de persona;
- Pesquisa e definição de palavras-chave de busca;
- Desenvolvimento de páginas com conteúdo otimizado;
- Postagem de artigos em blog;
- Divulgação em redes sociais;
- Link Building; etc.
Quais são os principais benefícios das ações de SEO para indústrias B2B?
Em médio e longo prazo, o SEO para indústrias B2B traz uma série de vantagens aos sites. Isso, pois se baseia na adequação à leitura e compreensão dos algoritmos dos motores de busca, como os do Google, por exemplo.
Citamos agora 5 benefícios das ações de SEO para indústrias B2B:
1. Melhor ranqueamento na SERP
Obviamente, esse é maior objetivo de muitas agências de SEO. Isso, pois, quanto melhor o posicionamento na SERP (lista de resultados das pesquisas feitas na Internet), mais fácil demonstrar a efetividade do trabalho.
Por outro lado, estar entre as primeiras páginas posicionadas nos resultados amplia a visibilidade da empresa. Dessa forma, aumentando a possibilidade das pessoas clicarem e acessarem seu site.
2. Aumento do tráfego na página
Segundo com dados do Google, 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não avançam além da primeira página de resultados. Assim sendo, um site posicionado entre os 10 primeiros do ranking tem muito mais chance de ser acessado.
Da mesma forma, as pessoas tendem a clicar nos líderes das pesquisas, até para economizar tempo. Com isso, as páginas dos sites líderes acabam tendo um aumento de seu tráfego. Portanto, tem mais probabilidade de conversão.
3. Maior autoridade e notoriedade no segmento
Sites bem posicionados na SERP tem conteúdos relevantes, otimizados, de qualidade e que respondem às perguntas e necessidades dos usuários. Logo, esses são vistos como de maior credibilidade e tem a notoriedade em seu segmento.
4. Menor custo por clique em anúncios
As ações de SEO para indústrias B2B proporcionam esse grande benefício. Quando aplicadas corretamente, têm o potencial de reduzir o CPC (Custo por Clique) do Google Adwords.
A otimização de conteúdo baseado em palavras-chaves relevantes pode aumentar o índice de qualidade dos anúncios, o que representa economia para o anunciante.
5. Mantém o site em destaque
As ações de SEO para indústrias B2B são estratégias de marketing de longo prazo. Os resultados mais consistentes de ranqueamento levam em torno de 6 meses para aparecerem. Porém, uma vez alcançados, eles são perenes. Ou seja, o site fica em destaque para os termos de busca durante muito tempo.
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Sergio Capozzielli é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.