Atualmente, mais de 95% dos internautas brasileiros utilizam o Google como fonte de pesquisas e já somos mais de 105 milhões conectados à web.

Este fato demonstra a importância de se investir para se destacar nas buscas feitas neste site. E uma ferramenta de análise de posicionamento no Google pode ajudar na análise e na definição de estratégias de marketing B2B.

Sobretudo em se tratando do mercado B2B, o processo de tomada de decisão de compra, nos dias de hoje, não acontece por impulso, no calor do momento. São realizadas muitas pesquisas e comparações de preços, especificações de produtos/serviços e condições de pagamento entre a concorrência.

Pesquisas apontam que 71% dos internautas acreditem que as marcas líderes aparecem no topo dos resultados de busca no Google e aproximadamente 82% dos usuários do buscador nem mesmo chegam à sua segunda página de resultados.

Resta claro que estar bem posicionado no Google, significa estar a frente dos seus concorrentes diretos. Mais do que isso, é aparecer como referência em seu segmento. Possuir um site listado logo nos primeiros resultados na busca de uma alguma pesquisa proporciona a sua empresa ser encontrada por potenciais clientes quando estiverem pesquisando sobre o que você oferece. Assim, suas vendas podem aumentar.

Assim, é parte do marketing industrial e de grande importância, que se aja para ranquear o site da sua indústria e seu blog no Google, para que figure nas primeiras posições do buscador. Como isso ocorre? Comece entendendo como estão sendo feitas as buscas…

Usando uma ferramenta de análise de posicionamento no Google

Existem muitas ferramentas de análise de posicionamento no Google. Elas visam, basicamente, avaliar e verificar as posições que os sites aparecem nos resultados de pesquisa por palavra-chave buscada.

Além de possibilitar a verificação do posicionamento de um site no Google e em diversos mecanismos de busca, essas ferramentas apresentam resultados completos e detalhados sobre palavras-chave específicas.

Nesse momento, quando falamos de posicionamento no Google, queremos dizer o ranqueamento orgânico, ou seja, não gerado por anúncios (Google Ads), mas aquele obtido por relevância advinda de muito trabalho e investimento em SEO (Search Engine Optimization).

Ao digitar o seu site ou alguma palavra-chave específica em uma ferramenta de análise de posicionamento no Google, ela apresentará resultados como:

  • Palavras-chave orgânicas e ranqueamento;
  • Tráfego orgânico mensal;
  • Principais páginas na busca orgânica;
  • Desempenho por período.
  • Domain Score;
  • Backlinks;

Estes resultados geram insights interessantes para que você ou sua agência de marketing B2B possam criar estratégias e ações para desenvolvimento de conteúdo para seu site, assim como indicam a necessidade de ajustes técnicos nas suas páginas.

SEO como parte fundamental no ranqueamento de seu site

Depois de compreender mais sobre o tráfego no Google e sobre o desempenho de seu site, é necessário lançar mão do SEO como parte fundamental de uma estratégia para um melhor ranqueamento.

Tem gente que acredita que uma vez aplicadas as técnicas de SEO, não existe mais trabalho a ser feito. Mais isso é um grande engano, já que os critérios usados pelos sites de pesquisa, como o Google, para escolher os melhores conteúdos em determinadas consultas é dinâmico, ou seja, muda sempre.

E preciso fazer análises de SEO constantemente e verificar se as táticas usadas ainda são eficazes. Caso já não sejam é necessário que sejam atualizadas para as mais recentes visando uma melhor performance do site de sua indústria.

Utilize as melhores ferramentas de análise de posicionamento no Google para monitorar e, a partir daí, traçar as melhores estratégias de marketing industrial B2B para a sua empresa.

Quer saber mais? Leia os conteúdos sobre marketing digital industrial, inbound marketing e outros.

 

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.