Com o aumento da concorrência online hoje tornou-se indispensável pensar em estratégias que possam atrair a clientela. O marketing de conteúdo para empresas B2B é uma das melhores maneiras de garantir o sucesso online da sua empresa.

A maioria das empresas já investe em marketing digital e marketing de conteúdo, o motivo é que, diferente do marketing tradicional, essa estratégia oferece melhor retorno. O marketing de conteúdo para empresas B2B é ainda mais efetivo.

Mas fique tranquilo que nós vamos te ajudar a entender melhor sobre o que é, a diferença e as vantagens do marketing de conteúdo para empresas B2B.

O que é marketing de conteúdo para empresas B2B?

Pelo nome pode parecer algo muito complexo, mas na verdade o marketing de conteúdo para empresas B2B nada mais é do que um conjunto de estratégias focadas nas vendas ou serviços para outras empresas.

Isso quer dizer que esse tipo de marketing é utilizado em empresas que têm outras empresas como clientes. Apesar de ainda ser um tipo de cliente, o trato e o contato são bem diferentes, por isso as estratégias também precisam ser diferenciadas.

No marketing de conteúdo para empresas B2B o foco é alcançar quem realmente tem poder de decisão dentro da empresa. Porém, como saber qual o perfil dos responsáveis de cada empresa? Ou ainda como criar um perfil único que englobe todos esses profissionais?

Essa é uma tarefa bem mais simples do que parece, na verdade, ao invés de pensar no perfil pessoal o marketing de conteúdo para empresas B2B utiliza uma linguagem que atenda a todos os perfis, gerentes, diretores ou encarregados.

Dessa maneira o foco principal está em ajudar na solução de problemas e sempre usando uma linguagem mais acessível. Isso não quer dizer que sejam conteúdos sem valor, pelo contrário, o objetivo é agregar o máximo de informações relevantes.

Por que investir em marketing de conteúdo para empresas B2B?

O marketing de conteúdo para empresas B2B proporciona muitos benefícios. Nós separamos algumas dessas vantagens para você entender porque deve investir nesse tipo de estratégia.

Geração de leads mais eficiente

Uma das maneiras mais eficientes de ganhar um cliente é mantendo contato com o mesmo. Para isso usamos dados chamados de leads que são clientes que fornecem telefone, email ou alguma outra informação importante para sua empresa.

Com o marketing de conteúdo para empresas B2B é possível criar a sua própria lista de leads e conseguir assim ser ainda mais eficiente nas suas estratégias de venda.

Maior confiança na marca

Ter autoridade é uma excelente maneira de conquistar a confiança de novos clientes. O marketing de conteúdo para empresas B2B oferece esse tipo de autoridade para as empresas a partir do tipo de conteúdo de qualidade que oferece em suas redes sociais, blogs ou até mesmo por e-mail.

Auxilia no processo de compra

O processo de vendas para empresas B2B é um pouco mais complexo do que para um comprador comum (B2C). O funil de vendas é um pouco mais longo e demorado, assim é preciso mais investimento para alcançar um potencial cliente. Com o marketing de conteúdo para empresas B2B o processo se torna mais rápido e definitivo.

Controle de resultados

O marketing de conteúdo para empresas B2B permite um controle mais assertivo a respeito do tipo de conteúdo que tem maior procura e aqueles que tiveram maior visibilidade. Esses números te ajudam a entender os assuntos que precisam ser mais abordados e aqueles que não são tão interessantes para seus clientes.

Fidelização dos clientes

Os clientes que sentem segurança e confiança nos serviços ou produtos de uma empresa buscam manter uma relação profissional. Isso quer dizer que, sempre que necessitar de algo que sua empresa comercializa, ele entrará em contato, o que significa maior fidelização de clientes para o seu negócio.

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Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.