Você provavelmente já sabe o que é landing page, mas será que conhece tudo que essa página pode oferecer? As vantagens dessa estratégia do marketing digital e o seu funcionamento é mais complexo do que pode parecer.

No marketing digital são utilizadas diversas estratégias. Cada uma possui um objetivo diferente, porém, todas são voltadas para a atração de novos clientes. As landing pages são parte importante dessas estratégias e podem ser muito úteis para o sucesso da sua empresa.

Por isso, é extremamente importante saber o que é landing page e como elas funcionam. Assim você conseguirá usufruir delas da melhor maneira possível.

Conheça mais sobre as landing pages e como usá-las no marketing digital B2B em sua empresa.

O que é landing page

A tradução literal de landing page é página de destino, ou seja, uma página para onde os visitantes são enviados. Porém, no marketing digital esse termo é usado de maneira mais abrangente.

Para entender o que é landing page precisamos pensar em uma página criada com o objetivo de apresentar uma novidade ou promoção. Como, por exemplo, um ebook, um evento ou qualquer outra novidade.

As landing pages são ferramentas de comunicação dirigida com foco no seu produto ou serviço. É através delas que esses visitantes são convertidos em leads e, posteriormente, em clientes.

Para que serve uma landing page

Entender as finalidades de uma landing page ajuda na criação desta página e na definição dos resultados esperados. Ela serve para muitas coisas, pensando nisso, separamos suas principais funções.

Atração de novos leads

A função mais conhecida da landing page é a de atrair novos leads. Ou seja, atrair novos visitantes para a página e conseguir dados deste visitante. Isso é feito através de ebooks, conteúdos exclusivos, cupons de desconto etc.

Como a landing page é focada em um tema específico, as chances de conversão são muito maiores. Isso porque quem chega até essa página já possui interesse no tema ali apresentado.

Apresentação de novidades

Através da landing page você apresenta aos seus visitantes as novidades da empresa, como ebooks, vídeos e conteúdos exclusivos. Tudo isso é disponibilizado de acordo com o cadastro deste cliente e tem o objetivo de atrair novos leads.

O visitante passa a conhecer mais sobre seu negócio, sua empresa e ainda cria uma relação através do preenchimento de formulários.

Testes A/B

Os testes A/B servem para entender qual a melhor posição de alguns botões de comando. Isso porque já está comprovado que a posição das chamadas de ação influencia na porcentagem de conversão.

Porém, não existe uma posição definida como a melhor. Cada público-alvo em cada situação vai apresentar uma resposta diferente. Através do teste A/B é possível entender melhor o seu visitante e como alcançá-lo de maneira mais efetiva.

Melhora posicionamento nos mecanismos de busca

Entendendo o que é landing page sabemos que elas são focadas em determinados temas, sempre com foco comercial. A presença de palavras-chave relacionadas aos temas torna sua página um destaque nos mecanismos de busca.

A autoridade da sua página cresce e a visibilidade da sua marca também. Ou seja, as visitas também irão crescer, assim como a conversão de leads.

Conversão de clientes

Uma das estratégias mais eficientes do marketing digital, especialmente no B2B, é o funil de vendas. Através dele o cliente vai confirmando sua necessidade de compra até que a concretiza.

Para isso, o visitante passa por etapas que acontecem de maneira individualizada, de acordo com o perfil de cada pessoa. O landing page ajuda nesse processo atraindo novos visitantes para o funil de vendas.

Com a landing page também conseguimos transformar esses visitantes em leads e, assim, entender melhor a sua necessidade.

Como ter uma landing page de sucesso

Além de saber o que é uma landing page também é necessário conhecer os detalhes que essa página deve ter. Isso porque ela possui características próprias e com finalidades específicas.

URL amigável

A URL é importante para qualquer página online e não é diferente para as landing pages. Então, pense em uma opção fácil de ser entendida e decorada. Ela deve ser o mais curta quanto for possível, com referência ao assunto tratado.

Isso facilita para o visitante lembrar a página que já voltou, caso queira retornar ao site. Além disso, a URL amigável torna a procura nos mecanismos de busca muito mais simples de ser encontrada.

Elementos técnicos e arquitetura web

Os elementos técnicos da landing page também são extremamente importantes. O design deve ser limpo e não sobrecarregado. Espaços em branco ajudam a focar a atenção nos elementos mais importantes.

Além disso, tamanhos de fonte, cores e posicionamento devem criar uma hierarquia visual como um design da página e layout que guie o visitante através da página de forma intuitiva.

Outros pontos técnicos fundamentais para o sucesso são a velocidade de carregamento da página e a responsividade dela.

Já com relação à estrutura textual, a manchete escolhida e até mesmo a chamada para ação (CTA) devem ser considerados.

A manchete deve conter um texto atrativo e com destaque na página para que logo chame a atenção dos visitantes. Além disso, as cores, fontes e imagens devem seguir o mesmo estilo do seu site para manter a identidade da página.

Para finalizar, é necessário criar um CTA onde o visitante é convidado para conhecer o site ou ter acesso ao material disponibilizado.

Textos, fotos e vídeos bem elaborados

O outro fator importante é o texto descritivo da landing page, ele também precisa ser chamativo e atrativo. Esse texto precisa ser completo e bem elaborado e otimizado para os motores de busca.

Além disso, as fotos e vídeos devem ser profissionais, destacando as funcionalidades dos produtos ou serviços. Imagens de pessoas usando o produto ou serviço podem criar uma conexão emocional com o visitante. Lembre-se de que rostos humanos são particularmente eficazes para captar a atenção.

Os vídeos devem ser curtos, algo entre 1 e 2 minutos, que vão direto ao ponto. Eles devem capturar a atenção rapidamente e manter o interesse do espectador.

Contrate uma equipe profissional

Como mostramos acima, além de entender o que é uma landing page, também é preciso saber qual a melhor estratégia a ser usada. Por isso, a melhor opção é contratar uma equipe de profissionais para conseguir o resultado esperado.

Um especialista saberá como criar a landing page perfeita para a sua empresa e como usar cada elemento da maneira certa. Dessa forma, o retorno será muito mais eficaz. Além disso, a análise dos resultados será mais efetiva.

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