Ter uma estratégia digital B2B é um grande diferencial para conseguir impulsionar as vendas da sua empresa.
Há alguns anos, as estratégias de marketing digital se tornaram uma peça-chave na divulgação de empresas de todos os tipos. Consequentemente, passaram a ser fundamentais, também, no crescimento dessas marcas.
Assim, dedicar esforços nessas ações é essencial para alcançar bons resultados nas vendas.
Já sabemos que as técnicas de atração e fidelização de clientes são diferentes do marketing B2C. Então, é preciso conhecer o jeito certo de divulgar sua marca.
Separamos cinco estratégias digitais B2B que vão te ajudar a aumentar as vendas.
1. Crie uma persona
Mesmo que a maneira de criar uma estratégia digital B2B seja diferente, ainda é preciso pensar no consumidor. Se tratando de uma empresa, o melhor é analisar as necessidades gerais do negócio e depois criar uma persona com base nos responsáveis pela compra.
No marketing B2B, pode acontecer de mais de uma pessoa ser responsável pela decisão, então analise com cuidado as características do seu personagem. Afinal, é com base nesse perfil que todas as outras estratégias serão definidas.
2. Site profissional
O site profissional é uma estratégia digital B2B muito importante. Empresas compradoras buscam preços competitivos, profissionalismo e qualidade e tudo isso precisa ser demonstrado desde o primeiro contato.
Por isso, o site, que é seu cartão de visitas, precisa ser bem elaborado, limpo e desenvolvido por um profissional. As informações da empresa precisam ser claras, assim como os produtos ou serviços comercializados.
Quanto melhor for a experiência dos possíveis clientes em sua página, maiores serão as chances de concluir a venda.
3. Funil de vendas
No funil de vendas como estratégia digital B2B funciona de maneira diferente do modelo tradicional. Isso porque os possíveis clientes não agem na emoção da compra.
Em empresas, é preciso fazer pesquisa de preço e de produtos antes de escolher onde a compra será realizada.
Assim, podem surgir novas etapas no meio do processo, como, por exemplo, cotação de preços e ainda conversar com a equipe de vendedores.
Por isso, é importante conhecer o comportamento dos seus clientes e entender por quais dessas etapas eles passam.
Dessa maneira será mais fácil atender suas expectativas e conquistar mais leads para a equipe de vendas.
4. Alinhamento entre equipe de marketing e equipe de vendas
Outra estratégia digital B2B eficaz é a interação entre a equipe de marketing e a equipe de vendas. Ambas precisam conversar em uma mesma linguagem com os interessados em se tornar clientes.
Isso aumenta a credibilidade da sua empresa e demonstra harmonia em todo o processo. Essa constância no atendimento aumenta a confiabilidade da sua marca e também as vendas.
5. Tenha um contato rápido digital
Durante a fase de busca por fornecedores é comum que os responsáveis pela compra entrem em contato para solicitar um orçamento para o serviço.
Neste primeiro momento, o contato é impessoal e permitir uma interação virtual aumenta as chances do contato inicial.
A partir daí sua equipe de vendas tem a oportunidade de tornar esse interessado em um cliente. Inclusive, dependendo do atendimento oferecido, a relação pode ser de longo prazo.
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Sergio Capozzielli é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.