O e-commerce B2B vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e a expectativa é que continue crescendo. Essa tendência pode ser facilmente explicada por todos os benefícios que esse novo estilo de venda proporciona.

Diferente do cliente tradicional, a relação com clientes de empresas é mais objetiva e longa. Isso porque o processo de decisão é um pouco mais demorado. Afinal, o processo de compra precisa da liberação de diversas pessoas.

Além disso, esse relacionamento é mais longo, pois a qualidade do serviço fideliza grandes contratos. Dessa forma, sua empresa trabalhará com um mesmo cliente B2B por muito tempo.

Através do e-commerce B2B os clientes conseguem maior autonomia na realização dos pedidos, otimização do tempo e ainda ganham agilidade. Da mesma forma que o vendedor economiza com visitas e tem um aumento considerável nas vendas.

Porém, para conseguir todos esses benefícios e oferecê-los também aos seus clientes é necessário investir no e-commerce B2B.

Pensando nisso, trouxemos 10 dicas que vão te ajudar a alavancar suas vendas nas plataformas digitais.

1- Crie um catálogo diferenciado

O primeiro passo para atender o público B2B e-commerce é oferecer um catálogo diferenciado. Nesse formato de venda, o visual é muito importante. Então, crie um material bem completo para orientar o cliente.

Muitas vezes, as empresas B2B realizam seus pedidos online sem a ajuda de nenhum vendedor. Dessa forma, suas compras serão definidas de acordo com o que é descrito no catálogo de produtos.

Por isso, é muito importante dividir os produtos em categorias de fácil identificação. Além disso, cada item deve conter uma descrição clara e completa sobre as suas características.

Estes detalhes transmitem confiança aos clientes e as chances de concluir a venda são aumentadas. E não apenas para uma compra específica, mas para fidelizar a empresa B2B como um cliente.

2- Use fotos de qualidade

Assim como a descrição detalhada e verdadeira, usar imagens de qualidade também é muito importante. É através das fotos publicadas em cada produto que o cliente terá noção real de como é cada peça.

Então, invista em fotos reais dos produtos e, se for necessário, contrate um profissional para esse trabalho. Isso garante que a qualidade do material em geral seja um diferencial para a sua empresa e suas vendas.

Outra alternativa é disponibilizar vídeos sobre os produtos, dessa forma, o cliente tem ainda mais certeza do que deseja encomendar.

A parte visual é muito importante para o e-commerce B2B, então, não ignore esses detalhes.

3- Invista em SEO

Para se destacar entre tantas empresas que atuam no ramo B2B é preciso oferecer conteúdos de qualidade aos clientes. Através de textos explicativos e ricos em conteúdo relevante, suas chances de atrair novos compradores é bem maior.

Assim, pesquise sobre os problemas e dúvidas do seu público-alvo e crie conteúdos relacionados. Além disso, invista em SEO para que sua página seja bem ranqueada nos mecanismos de busca.

O Google, por exemplo, valoriza os sites que criam conteúdos otimizados e que seguem as regras de SEO. É isso que vai te ajudar a aparecer nas primeiras respostas após uma busca online.

4- Crie estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de atrair os clientes e os fidelizar. Para isso, é necessário tornar seu site mais atraente, com conteúdos interessantes e conectados.

Existem diversas formas de interligar seus textos para que o cliente se sinta cada vez mais interessado. Essa relação cria confiança na marca e pode ser o grande diferencial na hora de escolher um fornecedor.

5- Tenha um site otimizado e simples

O site de uma empresa é o primeiro contato do cliente com a marca no e-commerce B2B. Portanto, é necessário criar uma página de qualidade e bem profissional. De preferência, contrate um especialista para realizar o serviço e evite serviços gratuitos.

Mas isso não quer dizer que seu site precisa ter muita informação ou ser complexo. Pelo contrário, o objetivo é que o cliente tenha facilidade ao usar a plataforma, tanto para visitar o blog quanto para pesquisar produtos e serviços.

Criar uma página responsiva, ou seja, que adapta a tela de qualquer aparelho, é essencial. Afinal, a cada dia que passa as pessoas realizam mais suas pesquisas pelo smartphone.

6- Combine tráfego pago e tráfego orgânico

Uma dúvida enorme de quem possui um e-commerce B2B é com relação ao tráfego pago e tráfego orgânico. Isso porque a maioria das pessoas não sabe em qual estratégia investir para alavancar as vendas.

A verdade é que não existe uma fórmula certa, o ideal é combinar as duas estratégias e analisar a efetividade de cada uma.

Pense que o tráfego pago traz resultados mais rápidos e o orgânico, mais a longo prazo. Porém, anúncios geralmente custam mais caro que investir em SEO.

Então, considere apostar nos dois tipos de tráfegos. Assim, seu retorno será muito maior e o resultado será notado nas vendas.

7- Ofereça diversas opções de contato

Oferecer diversos canais de contato é uma excelente estratégia para aumentar a procura pelo seu e-commerce B2B. Pode parecer óbvio, mas, na verdade, a maioria das empresas não usam esse tipo de estratégia.

Para oferecer essa comodidade, tenha WhatsApp com vendedores prontos, chats em redes sociais, e-mail e telefone para ligações. Assim você abrange todo tipo de empresas, desde as mais modernas até as mais tradicionais, que preferem o contato por ligação.

Esse tipo de serviço exige organização e empenho, porém o retorno é grande e significativo. Então, treine sua equipe para conseguir oferecer o melhor atendimento, independente do meio de contato usado.

8- Seja ativo nas redes sociais

Muitas empresas que atuam com e-commerce B2B acreditam que as redes sociais são efetivas apenas para vendas B2C. A verdade é que essas plataformas também são muito úteis na divulgação de produtos para empresas.

Portanto, crie um perfil ativo nas principais redes sociais e mantenha uma frequência de publicações. Dessa maneira, a visibilidade da sua marca será muito maior e, consequentemente, seu retorno nas vendas.

Como falamos no tópico acima, não se esqueça de responder o chat e os comentários deixados pelos seguidores.

9- Tenha um sistema inteligente

No e-commerce B2B, a maioria dos clientes realiza seus próprios pedidos, então um sistema inteligente pode facilitar esse processo. Permitir um histórico das últimas compras realizadas é uma grande comodidade.

Além disso, oferecer outros produtos que estejam relacionados aos que já foram adicionados ao carrinho de compras também pode aumentar as vendas.

E para completar, disponibilize um canal de contato direto com um vendedor para que ele possa ajudar em caso de dúvidas ou problemas. Assim o cliente terá segurança na compra e maior confiança na empresa.

10- Contrate uma empresa especializada

Todas as estratégias apresentadas até aqui são muito eficazes para alavancar as vendas na sua plataforma. Porém, é necessário saber agir em cada ponto para que as técnicas sejam ainda mais efetivas.

Por isso, recomendamos que você procure por uma empresa especializada em marketing digital para e-commerce B2B. Essa equipe saberá exatamente quais as melhores estratégias para o seu nicho e quando investir em cada uma.

A iD Publicidade é a melhor alternativa para quem busca alavancar as vendas no e-commerce B2B.

Com uma equipe de profissionais qualificados estamos prontos para atender todas as necessidades da sua empresa.

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Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.