A otimização de sites nem sempre é uma preocupação das empresas que começam a vender online. Porém, esse tipo de serviço pode influenciar significativamente no resultado das suas vendas digitais.

Com a popularização da internet e o avanço das tecnologias, não basta mais apenas ter um site para conseguir visibilidade. Hoje é necessário se preocupar com muitos pontos para que sua página se destaque entre tantas empresas.

É justamente por isso que a otimização de sites é tão importante, é ela que torna o site ideal para as vendas e visita de novos clientes.

Para te ajudar a ter uma página mais otimizada, separamos 5 passos essenciais nesse processo.

O que é otimização de site?

A otimização de sites nada mais é que um conjunto de ações que tornam a navegação no site mais simples e fluida. Isso quer dizer que a página é mais leve, de rápida resposta, atrativa e intuitiva para os visitantes.

Nada disso é feito de maneira aleatória, pelo contrário, existem diversas maneiras de conseguir esse resultado. Conseguir uma página otimizada é importante, pois garante melhor experiência ao visitante.

Além de se tornar um site com maior reputação, essa experiência positiva aumenta as chances de vendas. Isso significa melhor resposta dos clientes e mais lucratividade para a empresa.

Se você ficou interessado e deseja aprender como fazer otimização de sites, nós separamos 5 dicas para te ajudar. Seguindo esses passos, seu site se tornará muito mais rentável.

1- Responsividade

Um site responsivo é uma página que pode ser acessada por computadores, tablets e smartphones sem sofrer alterações no layout. Assim, o cliente tem a melhor experiência independentemente do tamanho da tela usada.

O site se adapta e não oferece perdas ou mudança no padrão da página original. Hoje, mais de 90% das pessoas usam os celulares para realizar compras, então, investir nesse tipo de qualidade de acesso é essencial.

Essa é uma parte da otimização de sites que tem uma resposta rápida e muito eficiente na procura por sua página e em suas vendas.

2- Velocidade de resposta

Um site rápido representa mais chances de concluir vendas. Isso porque grande parte dos clientes são influenciados pelo imediatismo. Então, não perca a oportunidade de vender mais apenas por ter uma página com resposta lenta.

Faça alterações em suas configurações e consiga respostas mais rápidas e efetivas para garantir a conquistas de novos clientes.

3- Técnicas de SEO

As técnicas de SEO são um conjunto de ações que tornam a página mais atrativa e confortável de navegar. A maioria dessas regras são aplicadas em textos e no layout do seu site para oferecer melhor experiência aos visitantes.

Sites que possuem técnicas de SEO bem aplicadas conseguem melhor visibilidade nas respostas do Google. Além disso, a fidelização de visitantes e atração de clientes também é muito maior.

4- Pense na URL

A URL é o endereço da busca do seu site e de suas páginas. Criar URLs simples e bem elaboradas significa maior visibilidade. Por isso, pense em nomes que descrevam o assunto dos textos ou das páginas.

Para tanto, use frases curtas e de fácil entendimento. Assim, os buscadores também poderão usar suas URLs como referência sobre os conteúdos publicados. Aqui também podem ser usadas palavras-chave presentes no texto.

5- Contrate uma empresa especializada

Todos esses passos podem ser complexos para quem não tem experiência no setor de marketing digital. Por isso, é recomendado que haja uma equipe especializada para realizar o serviço de otimização de sites.

Investir nesse tipo de trabalho é certeza de conseguir um grande retorno nas vendas e na visibilidade da empresa.

A iD Publicidade é a melhor opção para quem procura profissionais experientes para melhorar a otimização da sua página.

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Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.