Clientes exigentes e concorrência acirrada necessitam de muita atenção e técnicas para atrair e fidelizar clientes.

Vender é uma arte e nós somos todos artistas, somos todos vendedores e estamos sempre vendendo alguma coisa, mesmo sem darmos conta disso.

Para vender mais, primeiramente você precisa criar uma marca, seja pessoal ou corporativa, um diferencial em relação ao concorrente. O cliente deve se lembrar de você antes de qualquer coisa, então é preciso se diferenciar! O segundo item é amar o cliente acima de tudo, ser gentil, gostar de falar. É necessário também encantar o cliente. Explorar todo conceito de Marketing de Relacionamento, Fidelização e Incentivo (Pós-Venda).

O consumidor está cada vez mais exigente, qualificado e informado. Ele não está só procurando produtos e serviços, mas uma experiência de compra diferente. Preço e entrega quase todos já oferecem de forma muito semelhante, por isso o vendedor tem que ser muito mais do que só o básico, é necessário ir além:

Precisa inovar, ser irreverente, original e inusitado. É de suma importância trabalhar muito a comunicação, a fluência verbal, ser bem informado, saber usar as palavras corretas, vender direito, ter proatividade, dar todas as informações do que o consumidor precisa. Sorrir muito, ser amável, gentil e ter autoestima elevada, além de saber ouvir as pessoas. Precisa estar sempre preparado para lidar com situações de comportamentos diversos de clientes.

Não adianta ser técnico e não ter inteligência emocional. É preciso fazer uma leitura do cliente, entender o que ele está buscando, conhecer as características do consumidor e ainda otimizar o tempo disponível. Tudo isso são itens fundamentais para a vender mais!



Henrique Morbi
é publicitário graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua como Diretor de Atendimento e Novos Negócios na iD. Publicidade & Tecnologia, como Presidente de Imagem Pública do Rotary Vila Alpina e como Conselheiro de Marketing do CIESP Distrital Leste.