O Pós-venda estreita relações com os clientes e pode ser usado como diferencial competitivo para as microempresas se destacarem no mercado, através de conceitos de Marketing de Relacionamento.

Tão importante quanto vender é dar atenção ao cliente no pós-venda. Afinal, o cliente satisfeito sempre volta. Mas para que ele volte, o empresário deve manter contato mesmo depois da venda concluída, além de dar todo o suporte para tirar dúvidas e ouvir supostas reclamações.

Segundo pesquisas que o IBOPE realizou, intitulada como “Consumidor do Século XXI”, descobriu que o consumidor brasileiro é fiel. 72% dos entrevistados afirmaram que não trocam as marcas que confiam por outras, uma vez que bem atendido pelas mesmas! 🙂

É esse tipo de ação que estabelece entre a empresa e o cliente o nível de confiança de forma eficiente. Também pode proporcionar abertura para diversos tipos de feedbacks (opinião devolutiva) sobre a qualidade dos produtos e serviços, bem como possibilitar contatos posteriores para ofertas de novas soluções.

Essa metodologia é importante para melhorar todos os serviços prestados, assim como produtos comercializados e, consequentemente, auxiliar à aumentar as vendas.

Veja abaixo um vídeo do consultor Miyashita explicando O que é Marketing de Relacionamento:



Henrique Morbi
é publicitário graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua como Diretor de Atendimento e Novos Negócios na iD. Publicidade & Tecnologia, como Presidente de Imagem Pública do Rotary Vila Alpina e como Conselheiro de Marketing do CIESP Distrital Leste.