Para entender o que significa CRO e como ele te ajuda nas vendas precisamos explicar antes sobre o marketing digital.

Com o crescimento das vendas pela internet, hoje apenas ter um site não é suficiente para conseguir clientes online. Isso porque existem milhares de empresas com sites dentro de um mesmo nicho competindo por esses clientes.

A internet permite que empresas de todo o Brasil e do mundo disputem por um mesmo público. Ou seja, sua visibilidade aumenta consideravelmente, porém a concorrência também se torna muito maior.

Então, é necessário buscar novas estratégias que destaquem sua página online em meio aos concorrentes. Saber o que significa CRO e como ele funciona é uma das melhores maneiras de conseguir esse destaque.

Unindo o CRO com outras estratégias de atração de novos clientes e leads, você conseguirá aumentar a visibilidade da sua empresa e, consequentemente, suas vendas.

O que significa CRO?

Conversion rate optimization, ou apenas CRO, nada mais é que um conjunto de estratégias criadas para a conversão de clientes. Uma maneira mais simples de entender esse conceito é comparando com o SEO.

O SEO são técnicas que visam destacar a sua página em sites de pesquisa, como o Google, e assim aumentar o tráfego orgânico no site ou blog. Ou seja, essa estratégia atrai mais visitantes para conhecerem seus produtos, conteúdos e sua marca.

Já o CRO tem o objetivo de converter esse tráfego, que o SEO criou, em clientes. Assim, eles deixam de ser apenas visitantes e se tornam compradores da sua marca.

Entender o que significa CRO é muito mais fácil quando pensamos na prática e em todas as técnicas que essa estratégia do marketing digital engloba.

O significado literal da sigla é otimização de conversão, ou seja, o CRO busca aumentar a conversão de visitantes para leads e clientes. Claro que apenas com as técnicas de SEO você consegue fazer essa conversão, porém o CRO potencializa os resultados.

Dentro do CRO você encontra diversas técnicas que englobam coleta de dados, análise de dados, análise de padrões, testes e ainda estratégias de conversão. Tudo isso junto proporciona o aumento esperado na conversão de leads em clientes.

Vantagens do CRO

Além de te mostrar o que significa CRO, também queremos te apresentar as principais vantagens que essa técnica oferece.

Permite o reconhecimento de padrões

Através do CRO você consegue entender os padrões do seu público-alvo, os visitantes do seu site e também daqueles que já são clientes.

Dessa forma, fica mais fácil saber quais as estratégias mais eficientes para atrair cada vez mais esse perfil de clientes. E também entender o que esse público busca online, tanto relacionado a conteúdo quanto a produtos.

Aumenta o ROI

O ROI é um dos indicadores do marketing que analisa o retorno que um investimento proporciona. Através dele você consegue visualizar de maneira clara quais as suas estratégias mais rentáveis.

Por isso, entender o que significa CRO e como usar suas técnicas ajuda a aumentar o ROI, ou seja, melhorar o retorno dos investimentos em estratégias de marketing digital.

Melhora o ranqueamento de sites

Sites de busca, como o Google, priorizam sites que se preocupam com a experiência do cliente na página.

Usar as estratégias de CRO está entre as técnicas mais valorizadas pelo buscador no ranqueamento dos sites. Assim, sua página sempre estará nas primeiras opções e com maior chance de clique.

Torna o processo de compra mais simples

Com o CRO o processo de venda se torna muito mais simples, começando pelo funil de vendas que cria uma jornada para cada cliente. Além disso, o visitante do seu site tem facilidade em realizar o processo de compra, pois possui mais confiança na empresa.

Dicas de CRO

Agora que você já sabe o que significa CRO e pensando em todas as suas vantagens, separamos algumas dicas que vão te ajudar na prática.

Crie testes A/B

Pode parecer uma bobeira, mas hoje já está comprovado que a posição de certos botões interfere na interação dos visitantes. Isso mesmo, apenas alterar a posição ou cor de um botão no site é capaz de aumentar os seus cliques.

Para descobrir qual a posição e cores com maior retorno você deve usar os testes A/B, que são criados por softwares. Com eles, metade dos seus leitores visualizarão o botão em determinada posição e a outra metade, em outra posição.

Dessa forma, o resultado será com base no posicionamento que oferecer maior quantidade de cliques.

Faça pesquisas

Ao final de uma compra ou quando o cliente deixa itens no carrinho sem finalizar o processo, você pode criar uma pesquisa. Ali você questiona sobre melhorias e o que o faria comprar novamente em seu site.

Tudo isso vai te ajudar a entender o que os clientes desejam que seja aperfeiçoado na sua página online.

Mas cuidado para não ser cansativo, essas pesquisas precisam ter perguntas objetivos e opções de resposta simples. Também é necessário pensar em poucas questões para que as chances de serem respondidas sejam maiores.

Caso a pesquisa seja grande ou com perguntas massivas, a maioria dos clientes opta por não respondê-las.

Use estratégias para conseguir leads

Ofereça benefícios para quem realizar o cadastro no site. Esses benefícios podem ser conteúdos exclusivos, ter acesso aos textos antes ou qualquer outra ideia que você deseja usar.

Isso atrai a atenção dos visitantes e os transforma em leads, que é o primeiro passo na conversão de clientes. Com os dados do visitante você pode enviar e-mails sobre produtos, novidades e promoções.

Assim, eles se tornam mais próximos e sempre estarão em seu site em busca das novidades. É necessário apenas manter o cuidado com formulários muito longos.

Crie um formulário pequeno apenas com dados mais importantes, como nome, e-mail, sexo e idade. Isso é o suficiente para você conhecer o perfil do seu público e manter o contato com esses possíveis clientes.

Invista em responsividade

Uma parte importante sobre o que significa CRO é oferecer qualidade na experiência dos visitantes em sua página. Converter um leitor se torna quase impossível se o site é lento ou não se adapta na tela de celulares.

Cada dia que passa as pessoas realizam mais ações pelo smartphone, seja apenas leitura de textos e até compras. Então, investir em um site que seja responsivo vai atrair muito mais visitas para sua página.

Além disso, a agilidade é essencial, afinal ninguém quer perder tempo esperando um site carregar. Por isso, contrate profissionais que possam oferecer esse tipo de melhoria para sua página e assim atrair ainda mais clientes.

Contrate a iD Publicidade

Todas essas técnicas podem ser complexas para quem não tem conhecimento profundo sobre o que significa CRO. Mas para profissionais do marketing digital essas estratégias são bem mais simples.

Portanto, a melhor opção é contratar os serviços de uma equipe especializada que possa te orientar na parte de divulgação.

O profissional poderá cuidar de todas as estratégias, analisar com mais conhecimento os resultados e definir de maneira assertiva as melhores técnicas. Isso economiza tempo e potencializa os resultados das ações.

A iD Publicidade é a melhor opção para quem procura uma equipe profissional com vasta experiência em marketing digital.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre o que significa CRO e como usá-lo a seu favor.

 

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.