Você conhece a diferença entre marketing digital orgânico e pago? Apesar de serem duas estratégias bem comuns na divulgação online, elas são bem diferentes. As técnicas usadas são consideradas até mesmo opostas ou complementares.
Entenda que conseguir se destacar no mundo digital está cada dia mais complicado. Isso porque existem diversos sites e blogs falando sobre um mesmo tema.
Dessa forma, para alcançar relevância é preciso mais que apenas criar uma página online!
Para ajudar neste processo de crescimento na internet existe o marketing digital e suas estratégias. O marketing digital de busca orgânica é voltado para o crescimento natural na procura pelo seu site, enquanto o marketing digital pago são basicamente propagandas pagas.
Em meio a estas opções, como escolher a melhor opção? O marketing digital orgânico é sempre o mais recomendado quando não há pressa com os resultados. Isso, porque, ele possui muitas vantagens sobre as estratégias pagas.
O que é marketing digital orgânico?
O marketing digital orgânico é um conjunto de estratégias que busca melhorar o ranqueamento do site nas respostas do Google.
Conseguir aparecer na primeira página de resultados é muito importante, afinal pesquisas já comprovaram que mais de 80% dos usuários usam apenas essas primeiras opções como padrão.
No marketing digital de busca orgânica isso é feito através de técnicas de SEO criadas pelo Google para melhorar a experiência dos usuários. Assim, a partir da aplicação desses métodos o seu site é melhor avaliado e vai ganhando posições nas pesquisas.
Quanto melhor for a posição da sua página no Google, maiores são as chances de conseguir novos visitantes. São esses visitantes que serão guiados até a conversão a clientes.
Mas, você pode estar se perguntando porque essa estratégia é melhor se o marketing pago oferece destaque na primeira página em pouco tempo. Nós vamos te mostrar os motivos que tornam o marketing digital orgânico mais relevante.
Melhor custo-benefício
Para começar, os gastos com o marketing digital orgânico são menores e com melhores resultados. O investimento neste caso é com equipe de profissionais para elaborar a estratégia correta para sua empresa.
Além disso, essa equipe será responsável por desenvolver os textos, artes e tudo mais que for necessário para a divulgação. Esse é um gasto com excelente custo-benefício, pois o retorno é enorme, independentemente do tipo de empresa.
Resultados a longo prazo
Enquanto o marketing pago oferece retorno apenas durante o tempo da campanha, no orgânico o retorno é a longo prazo. Isso acontece, pois os textos mais antigos continuam com bom posicionamento.
Assim, sempre que o termo é pesquisado, seu site aparece como opção de resposta e um novo visitante é conquistado. Esse prazo mais longo, que acontece no marketing digital orgânico, também traz mais estabilidade para o fluxo.
Como investir em marketing digital orgânico
A melhor maneira de investir em marketing digital orgânico é contratando uma empresa especializada. Com uma equipe de profissionais seus resultados serão muito mais significativos e rápidos.
Para esse tipo de projeto contrate a iD Publicidade, uma empresa de credibilidade com experiência e que foca nas necessidades individuais de cada cliente. Aqui você terá todo o suporte para a manutenção das estratégias de marketing digital com foco em tráfego orgânico.
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Sergio Capozzielli é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.