Já ouviu falar em SEO? Sabia que dá para usá-lo no contexto B2B e ainda trazer muitos leads para seu negócio sem precisar gastar com anúncios?

Sim, o SEO B2B não só é possível, como é muito importante no contexto atual. Isso porque não é viável concentrar toda uma estratégia de marketing digital somente em publicidade paga.

Então, se você quer economizar dinheiro com mídia paga e ainda potencializar seu site, transformando-o em uma máquina de captação de leads, fique conosco que vamos te explicar.

Antes de mais nada, vamos entender o que é uma busca orgânica e como o SEO B2B ou B2C se aplica nesse contexto.

O que é busca orgânica?

De forma simplificada, a busca orgânica é aquela feita pelo usuário da internet em ferramentas de busca (como o Google) e seus resultados não envolvem anúncios. Ou seja, são aqueles listados de forma “gratuita” ou espontânea.

Mas como será que esses resultados são listados sem que haja pagamento? Simples! Os mecanismos de busca têm como seu principal objetivo a organização de informações disponíveis na internet. Tudo para que os usuários encontrem aquilo que estão procurando de forma rápida, fácil e eficiente.

Então, a busca orgânica e seus resultados trazem respostas para aquilo que o usuário precisa. Por exemplo: “Recarga de extintores em SP”.

Nesse caso, ao digitar esse termo, tenho a intenção de contratar um serviço (em um local específico). Dessa forma, o mecanismo de busca, através de seus algoritmos, irá exibir os resultados do que se encontra indexado por ele na web.

Porém, você deve estar se perguntando, por que certas páginas aparecem na primeira página e outras somente nas seguintes. Como é feita essa classificação? É aí que entra o SEO!

O que é SEO (Search Engine Optimization)?

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de motores de busca é um conjunto de técnicas e estratégias usadas para melhorar o posicionamento de páginas (URLs) nos resultados de busca orgânica.

As ações de SEO influenciam os algoritmos dos buscadores na definição do ranking de resultados para determinado termo de busca. Ou seja, resumidamente, aqueles que tem suas páginas melhor otimizadas tendem a aparecer primeiro nos resultados.

Contudo, o Google, por exemplo, usa centenas de fatores de ranqueamento para determinar a posição de uma página na SERP (lista de resultados de pesquisa).

Parte desses fatores é relacionada à qualidade do conteúdo disponibilizado. Já os demais têm a ver com aspectos técnicos do site, como a velocidade de carregamento e o design adaptado para dispositivos móveis, por exemplo.

Agora, vamos voltar ao assunto tema desse artigo para entender um pouco mais sobre os leads.

Entendendo os leads

Em primeiro lugar, quando falamos de leads nos referimos aos clientes potenciais de um negócio. No contexto da internet, eles são os usuários dos motores de busca (na maioria das vezes) que se interessam por seu produto ou serviço.

Os leads podem estar em diferentes momentos do processo de compra. Muitos deles podem ter acabado de perceber que tem um problema ou uma necessidade. Outros já estão buscando informações sobre o assunto e alguns já estão avaliando as alternativas existentes para suprir sua demanda.

Isso significa que os leads só comprarão de sua empresa depois de terem passado por todas as etapas. É o que chamamos de conversão, de um potencial cliente para um comprador efetivo.

Agora que explicamos um pouco sobre os leads, vamos ver como usar o SEO para efetivar essa estratégia de captação.

O papel do SEO B2B na captação de leads

Como vimos, o SEO B2B é fundamental para levar um site às primeiras posições dos resultados de busca. Por isso, ele deve ser priorizado na estratégia de marketing digital de sua empresa.

Apesar da importância dos anúncios, a longo prazo, os resultados orgânicos são mais relevantes, sobretudo para a captação de leads nas fases iniciais de compra.

Para ficar claro, vamos mostrar os mais importantes pilares da estratégia de SEO B2B:

1- Pesquisa de palavras-chaves

Uma pesquisa de palavras-chave é um dos pontos cruciais para uma estratégia de SEO B2B. Isso, pois, é a partir dela que sabemos quais assuntos deveremos abordar. Bem como, quais os focos que devemos dar em cada um deles.

Por exemplo, no caso dos extintores, as pessoas podem procurar por “recarga de extintores” ou por “como recarregar extintores de incêndio”.

No primeiro caso, o usuário provavelmente está buscando uma empresa para a execução da recarga. Já no segundo, possivelmente é alguém que quer aprender para fazer por conta própria, ou até, querendo entrar nesse mercado. Percebeu que são focos diferentes?

Para acertar em cheio no seu público-alvo e, assim, captar leads, é preciso pesquisar as palavras-chaves e planejar adequadamente a produção de conteúdo de seu site.

2- Produção de conteúdo

Depois do planejamento, oriundo de pesquisa e do entendimento de seu público-alvo, vem a etapa de produção de conteúdo no SEO B2B.

Uma vez determinada a listagem de palavras-chaves, é preciso produzir os conteúdos baseados nas necessidades dos consumidores do seu segmento. Busque pelas perguntas mais frequentes feitas pelos usuários nos buscadores.

Verifique também quais são as tendências do seu segmento e o que os concorrentes vem fazendo, em termos de conteúdo.

Assim, será possível produzir material relevante para cada fase do processo de compra dos leads. Ou seja, conteúdos adequados para quem está buscando se informar sobre o assunto ou para quem já está decidindo por qual empresa escolher para fechar negócio.

E na hora de produzir conteúdo, atente-se às regras de SEO. Todo texto publicado na internet deve seguir alguns parâmetros para ser otimizado, tais como tamanho do título, densidade de palavras-chave, uso de subtítulos (Heading tags), etc.

3- Divulgação em redes sociais e e-mail marketing

Por fim, é preciso propagar os conteúdos criados em seu site. No SEO B2B, os grandes aliados para a divulgação são as redes sociais e o e-mail marketing.

As publicações em redes sociais devem conter um resumo e chamadas para que os usuários cliquem na publicação. Assim, eles serão direcionados para a página do site que contém as informações otimizadas.

Da mesma forma, o e-mail que será encaminhando para seu mailing. Ele deve ter um CTA (call- to-action ou chamada para ação) que direcione o lead para seu site. Dessa forma, ele terá acesso ao conteúdo.

4- Cadastro

Nunca se esqueça de manter campos de contato nas páginas de seu site. Quando falamos de SEO B2B a experiência do usuário também é importante. Busque facilitar a vida dele quando quiser entrar em contato com você ou sua equipe de vendas.

Conclusão

Usar o SEO B2B, criando conteúdo relevante e otimizado, bem como, caprichando na divulgação, é uma boa forma de captar leads sem precisar fazer anúncios.

Páginas otimizadas tendem serem indexadas e ranqueadas em melhores posições na SERP, conforme seu site ganha autoridade e, consequentemente, notoriedade. Isso significa maior destaque orgânico nas pesquisas.

Esperamos que tenha gostado do assunto. Para saber mais, entre em contato conosco!

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.