As estratégias de marketing business to business estão cada vez mais fortes no mercado e o motivo são os excelentes resultados que elas trazem às empresas. Se você tem um negócio e ainda não conhece esse tipo de marketing digital, esse texto é para você.
Com o avanço das tecnologias a internet tem se tornado extremamente importante para o crescimento de empresas de qualquer segmento.
Por isso, mais e mais empresas investem na sua visibilidade online e não basta ter um site ou rede social, hoje é preciso investir em técnicas mais específicas para se diferenciar em meio a tantas empresas.
Uma dessas estratégias é o marketing business to business, apesar do nome, essas técnicas não são tão complicadas. Quer saber mais? Nós te mostramos.
O que é marketing business to business?
Marketing business to business nada mais é do que um conjunto de técnicas voltadas para empresas que tem outras empresas como clientes. Ele é uma adaptação do marketing digital tradicional voltado a atender as necessidades e a relação não com pessoas, mas com empresas.
O foco nesse caso é conquistar clientes e fidelizá-los para que busquem sua empresa sempre que necessitar de algum produto que você tem a oferecer. Outro objetivo é formar um banco de leads de qualidade onde os contatos sejam clientes com grande potencial de voltar a fazer negócio.
O desafio no marketing business to business é maior porque não é possível definir uma persona, como no marketing tradicional. Isso porque não estamos lidando apenas com uma pessoa e sim com uma equipe de vendas, gestor e até diretores.
Porém, ainda que seja desafiador, os resultados do marketing business to business são muito bons e vale a pena o investimento.
Por que investir em marketing business to business?
- Retorno financeiro: Apesar do retorno não ser tão rápido, as estratégias de marketing business to business oferecem ganhos financeiros significativos.
- Foco em clientes com alto potencial: Todo o marketing é voltado para empresas com perfil de compra, assim as chances de conseguir concluir a compra são maiores.
- Maior eficiência: A eficiência do setor de vendas se torna maior já que os leads tem alta qualidade e potencial de compra.
- Fidelização de clientes: Clientes que compram com empresas que investem em marketing business to business tem maior fidelização da clientela. Isso quer dizer retorno para futuras compras.
- Autoridade no segmento: Um grande diferencial para empresas de qualquer segmento é se tornar uma referência sobre o assunto. O marketing business to business ajuda a aumentar a autoridade de sua empresa sobre seu segmento.
Como fazer marketing business to business?
Existem diversas estratégias que podem ser usadas no marketing business to business e nós vamos te apresentar as principais.
Planejamento para reuniões
É muito importante ter um planejamento de reuniões para caso seja necessário atender um cliente com pouco tempo. Assim é interessante ter apresentações prontas, que mostrem os problemas dos clientes e também as soluções que sua empresa pode oferecer.
Redes sociais ativas
Hoje as redes sociais são muito utilizadas na procura por empresas e por isso estar presente online é essencial. Mas não basta ter uma página falando sobre sua empresa, também é preciso alimentar o perfil frequentemente.
Vídeos no Youtube
Produzir vídeos explicativos no Youtube é outra maneira muito eficiente de atrair novos clientes. Com qualidade e conteúdos relevantes o retorno será muito positivo.
Blog
Um blog que fale sobre problemas que seus possíveis clientes possam ter e ainda com explicações realmente positivas é outra maneira de aumentar a sua autoridade sobre o assunto e a confiança dos clientes em sua empresa.
Usar essas estratégias juntas é o jeito certo de conseguir resultados com o marketing business to business. E para que a resposta seja ainda melhor, o ideal é contratar uma equipe especializada que possa criar a melhor estratégia para sua empresa.
A iD Publicidade é a melhor opção para o sucesso da sua empresa online. Fale com nossos consultores agora.
Sergio Capozzielli é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.