Agência de marketing B2B é aquela que presta serviços de marketing para organizações empresariais que vendem produtos ou prestam serviços para outras empresas, podendo ser elas micro, pequenas, médias ou grandes empresas.

Trata-se de um serviço amplamente difundido e capaz de provocar grande impacto nos resultados da organização, contanto que haja o devido envolvimento da mesma com as políticas de marketing desenvolvidas em conjunto com a agência de marketing B2B.

Na iD Publicidade, buscamos promover o engajamento de setores estratégicos para o marketing com essas políticas. O envolvimento dos gestores é fator-chave de sucesso, uma vez que um dos aspectos fundamentais do marketing é determinar e comunicar o posicionamento, no que só pode obter sucesso se todos os canais da empresa com o público falarem a mesma língua.

A importância do marketing no contexto de negócios

Quando pensam em marketing, as pessoas pensam imediatamente em divulgação da empresa, de sua marca e seus produtos. A crença, muito apropriada, por sinal, é de que boas estratégias de marketing alavancarão as vendas da empresa.

Tudo isso faz muito sentido, sobretudo por impactar as vendas, que é o que no final paga as contas e gera lucro para os acionistas. A questão oculta nesse pensamento é a quantidade dos desafios e processos presentes na rotina do marketing. Está área tem como propósito aproximar marcas e produtos de pessoas, com vistas a gerar vendas para a empresa e satisfação para o consumidor.

Isso inclui a construção de um profundo conhecimento do público a quem a empresa pretende atender com sua oferta. Isso inclui conhecer bem a concorrência e as ameaças ao sucesso do negócio. O que leva à estruturação de uma proposta de valor que atenda plenamente as expectativas do seu público, e em que ele enxergue vantagens em relação às outras marcas e produtos.

O porquê da terceirização de processos e a agência de marketing B2B

O outro aspecto desse processo é o desafio que as empresas enfrentam com relação às competências que precisa agregar ao negócio. Uma empresa tem que atender às demandas de marketing, contabilidade, jurídicas, de tecnologia, RH e outras tantas, dependendo do segmento. No caso da indústria, ainda tem a logística. E como tem!

É aqui que entra a agência de marketing B2B. Ela vai ter papel similar ao do escritório de contabilidade, da agência de RH, da transportadora e da empresa de TI. Em outras palavras, a agência de marketing B2B é aquela que irá absorver processos de marketing da sua empresa.

Qual a vantagem proporcionada por essa terceirização? Na verdade, são vantagens, que ora relacionamos:

  • alinhamento da oferta de serviço de marketing com a demanda;
  • empresa com estrutura mais enxuta, ágil e barata;
  • viabilidade, com relação a custos, de se empreender estratégias, políticas e campanhas de marketing online e offline;
  • alto nível de especialização dos recursos humanos envolvidos com marketing.

Em outras palavras, a contratação de uma agência de marketing B2B é infinitamente mais barata do que você manter uma equipe de marketing suficientemente robusta para atender a todas as demandas. O que faz com que a terceirização entregue, também, um ganho de eficiência, produtividade e eficácia, já que a mesma possui todas as competências de que seu marketing precisa.

Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor. Sugerimos assistir a este vídeo para complementar o conteúdo.



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.