Você conhece a diferença entre tráfego pago x tráfego orgânico? Embora os dois sejam peças importantes no marketing digital, cada estratégia possui características bem diferentes.
Com o crescimento do mundo digital, hoje é necessário investir em diversas estratégias de publicidade para conseguir se destacar em meio a tantos concorrentes. Enquanto há alguns anos bastava ter um site ativo e redes sociais para se destacar, hoje são implementadas técnicas inovadoras para garantir um bom ranqueamento digital.
Dentre essas estratégias estão o tráfego pago e o tráfego orgânico, que já são termos conhecidos. Porém, mesmo sendo termos muito utilizados, poucas pessoas sabem as diferenças entre tráfego pago x tráfego orgânico e qual a melhor opção.
Pensando nisso, criamos esse guia. Aqui, vamos te apresentar tudo que você precisa saber sobre essas estratégias para escolher a melhor opção.
Tráfego Pago
O tráfego pago, como o nome já diz, é uma estratégia de marketing onde um valor é investido para aumentar a visibilidade da marca. Ou seja, com ele seus anúncios ganham destaque e assim o acesso ao site se torna maior.
Esses anúncios acontecem tanto nas redes sociais, como nas primeiras respostas no Google e ainda como propaganda em sites diversos. Nas redes sociais, a página que utiliza o tráfego pago é indicada como sugestão para mais usuários.
Já no Google, o destaque da página acontece após uma pesquisa relacionada ao nicho da empresa. Na primeira página de ranqueamento sempre aparecem duas ou três opções com indicação de anúncio. Essas páginas são relacionadas ao tráfego pago.
A terceira opção são anúncios que aparecem em sites de terceiros com propagandas da empresa. Nestas propagandas você pode anunciar seus produtos, serviços e conteúdos disponibilizados em sua página principal.
Em todos esses casos é necessário investir um valor de acordo com o retorno que você deseja. Existem opções de pagamento por click nos links ou por visualizações. A primeira opção é a que possui preço mais elevado, porém também oferece melhores resultados.
As estratégias de marketing pago são usadas para quem deseja um retorno rápido, aumentando o tráfego no site.
Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico é uma estratégia que tem o objetivo de aumentar a visibilidade da marca de maneira natural. Isso quer dizer que são usadas técnicas que atraem visitantes para o site pelo interesse nos conteúdos e produtos oferecidos.
Para conseguir sucesso com o tráfego orgânico é necessário seguir técnicas de escrita de textos, layout do site e frequência de publicações. Os resultados surgem com o passar do tempo e vão crescendo conforme o empenho continua.
A diferença é que nesse caso o retorno não é imediato. Ou seja, o aumento nas visitas do site não acontece em apenas um mês. É preciso manter os cuidados com o tráfego orgânico constantemente.
O tráfego orgânico não apenas aumenta a visibilidade, mas também aumenta a autoridade da marca sobre determinado assunto. Assim, você se torna uma referência e conquista mais confiança dos seus consumidores.
Além disso, apesar de não ser pago, investir em uma equipe de profissionais pode ser a melhor opção para conseguir um retorno mais consistente.
O que é melhor: tráfego pago x tráfego orgânico
A comparação entre tráfego pago x tráfego orgânico deve sempre ser feita na hora de definir a melhor estratégia para sua empresa. Se você deseja um retorno rápido e possui verba para investir, a primeira opção é a ideal.
Porém, se o seu desejo é conseguir fidelizar sua audiência e convertê-los em clientes, então o tráfego orgânico é o mais indicado.
Enquanto o tráfego pago possui um prazo de duração desse retorno, o tráfego orgânico mantém aqueles que visitam a página. Além disso, com o tráfego pago chegam pessoas ao seu site de todos os tipos, mesmo aquelas que não tem interesse no seu nicho.
Já com o tráfego orgânico o filtro é mais assertivo e por isso, os visitantes da página normalmente tem interesse no tipo de conteúdo que você oferece.
Você pode investir no tráfego pago, principalmente se estiver começando um site. Porém, não pode deixar de investir no tráfego orgânico, pois é ele que mantém o interesse do seu público.
Outro fator importante, hoje já está comprovado que os usuários do Google não priorizam os primeiros sites que aparecem como anúncio nas respostas de buscas. A maioria das pessoas prefere os primeiros colocados de maneira orgânica na busca.
Isso quer dizer que investir no tráfego pago nem sempre vai trazer o resultado que sua empresa precisa. Por isso, investir na longevidade das técnicas de marketing digital é o mais recomendado.
Como investir em tráfego orgânico
O tráfego orgânico é um conjunto de estratégias, para começar é necessário ter um site profissional. Ou seja, a página precisa ter um layout bem elaborado e condizente com o nicho que você atua.
Além disso, é recomendado escolher um nome de domínio que seja simples e fácil de ser lembrado pelos visitantes. Isso facilita o reconhecimento da marca e a identificação com a página.
Quanto ao conteúdo oferecido, o ideal é publicar textos relevantes, de qualidade e com assuntos interessantes ao seu público. Esses conteúdos disponibilizados também precisam seguir as regras de escrita baseadas em SEO para que o site seja ranqueado.
Dessa forma, sua empresa ganha mais credibilidade e autoridade no nicho. Isso é muito significativo para o aumento nas vendas e na fidelização desses clientes.
Para conseguir seguir todas essas técnicas o mais recomendado é contratar a ajuda de profissionais especializados. Eles saberão como criar as melhores estratégias para cada empresa e como analisar os resultados.
Através do retorno de cada estratégia é possível entender melhor o comportamento do público e o que atrai mais a atenção dos seus visitantes. Tudo isso funciona de maneira muito mais eficiente através do trabalho de especialistas em marketing digital.
A iD Publicidade é uma empresa especializada em marketing digital que vai alavancar a visibilidade da sua empresa através do tráfego orgânico.
Entre em contato com nossa equipe!
Saiba mais sobre as diferenças entre o tráfego pago x tráfego orgânico e como conseguir o melhor resultado com cada estratégia.