O marketing orgânico é a melhor estratégia para fazer a visibilidade da sua empresa crescer no mundo digital. Se você ainda não sabe o quanto essa alternativa pode ser vantajosa, nós vamos te mostrar agora.

Existem diversas maneiras de conseguir destaque para o site ou rede social da sua empresa. Essas estratégias são divididas em dois grupos, marketing pago e marketing orgânico.

Marketing pago são anúncios patrocinados para que a empresa tenha destaque na primeira página do Google ou apareça como propaganda nas redes sociais. Já o marketing orgânico é um conjunto de estratégias usadas para que a página fique bem ranqueada.

Ambos são importantes e oferecem um retorno positivo, porém, o marketing de forma orgânica consegue impulsionar a empresa com mais efetividade.

Isso porque ele oferece mais qualidade de conteúdo e responsividade, o que melhora significativamente a experiência do cliente. Além disso, as plataformas de busca analisam e premiam sites que investem nessas estratégias.

A resposta é seu site aparecendo entre as primeiras opções em sites de busca, o que potencializa ainda mais a visibilidade da marca e a atração de novos clientes.

Aumento da autoridade da marca

Como falamos, uma das estratégias do marketing orgânico é oferecer conteúdos de qualidade. Esses conteúdos possuem temas relevantes, trazem informações importantes e focam em ajudar o cliente com determinada questão.

Esses conteúdos não apenas melhoram o ranqueamento do site como também aumentam a autoridade da marca. O motivo é a visão que o cliente começa a ter da empresa através dos textos disponibilizados.

Quando um cliente consegue solucionar um problema ou aprender algo através dos conteúdos de um site ele passa a confiar naquela empresa. Isso gera uma autoridade e torna a marca uma referência dentro do seu nicho de atuação.

Melhor direcionamento de estratégias

No marketing orgânico as campanhas são criadas de acordo com o perfil da persona e o retorno do público em campanhas anteriores. Ou seja, a reação do público é o fator determinante para as próximas estratégias usadas.

Desde os temas de textos, tipo de escrita até layout da página são definidos para atrair o possível cliente.

Dessa forma, as estratégias se tornam muito mais eficientes pois focam nas características do nicho que a empresa deseja alcançar. Isso potencializa a resposta às campanhas e garante sua maior efetividade.

Maior conversão de Leads

Além das campanhas atraírem mais público para o site, elas também convertem os visitantes em leads. Esses leads passam por toda a jornada do funil de vendas e logo se tornam clientes.

A efetividade desse processo é um dos objetivos do marketing orgânico e é alcançado pelo conjunto de estratégias. Quando uma grande porcentagem de leads se torna um cliente é sinal que as técnicas aplicadas deram resultado.

Isso acontece pois, ao contrário do marketing pago, os clientes que acessam a página de forma orgânica têm real interesse no tema, tipo de serviço e de produto comercializados pela marca.

A conversão de leads para clientes é o resultado esperado pois aumenta os ganhos da empresa e colabora com o seu crescimento.

Alta taxa de fidelização

O próximo passo depois de conseguir concluir uma venda é garantir a fidelização do cliente. Isso porque a venda é apenas o primeiro contato real com a sua marca e o pós-venda se torna muito importante nesse momento.

A fidelização acontece de diferentes maneiras no marketing orgânico, a primeira é através do contato pós-venda para saber sobre a satisfação do cliente. Além disso, neste contato você transmite segurança, confiança no produto e interesse na opinião do comprador.

Com essa atitude o comprador se sente importante para a empresa, o que aumenta sua satisfação.

A outra maneira de fidelização é através da divulgação de conteúdos relevantes. Isso também contribui com a fidelização do cliente, pois quando a compra é realizada ele já tem a empresa como uma referência no assunto.

Vantagem na competição entre marcas

Em todos os nichos existem diversas empresas disputando seu espaço no mundo digital. O marketing orgânico garante destaque aos sites que utilizam essas estratégias. Isso potencializa a resposta das campanhas e oferece retorno imediato e a longo prazo.

Ao comparar uma empresa que investe apenas em marketing pago e outra que investe no orgânico, é natural que a segunda seja a escolhida. Tanto pela autoridade e segurança transmitidas quanto pela experiência com o site.

Como investir em marketing orgânico

Para investir em marketing orgânico é preciso pensar em alguns pontos principais. Como por exemplo:

Conteúdo de qualidade

Os conteúdos divulgados em seu site devem estar relacionados ao nicho do seu produto ou serviço. Além disso, eles precisam transmitir respostas assertivas, não devem ser superficiais e nem mesmo cópias de outros sites.

SEO

Esses textos precisam ser otimizados de acordo com as regras de SEO. Essas regras são definidas pelos mecanismos de busca e ajudam a melhorar a experiência do leitor. Além disso, o SEO interfere diretamente no ranqueamento de um site para que ele seja apresentado nas primeiras opções de páginas de busca.

Site responsivo

A responsividade de um site permite que a página seja acessada de diferentes dispositivos sem perder a qualidade. Ou seja, a página aberta em um celular, computador, tablet ou notebook é o mesmo, sempre oferecendo uma experiência positiva ao usuário.

Frequência de publicações

Além dos conteúdos de qualidade, o marketing orgânico exige regularidade na frequência de publicações. Assim, definir horário, dia e frequência semanal é muito importante, isso é mais importante do que oferecer muito conteúdo sem padrão nas publicações.

Contrate uma equipe de profissionais

Investir em marketing orgânico da maneira correta não é fácil e exige conhecimento sobre o assunto. Por isso, a melhor alternativa é contratar uma equipe profissional para realizar esse projeto e alavancar as vendas da sua marca.

A iD Publicidade é uma empresa que trabalha com marketing pago e marketing orgânico. Contamos com uma equipe de especialistas que vai atuar em todo o projeto de implantação e manutenção do marketing orgânico da sua empresa.

Entre em contato e converse com um dos nossos profissionais para saber mais sobre marketing orgânico e suas vantagens.