O SEO para empresas B2B possui algumas peculiaridades muito importantes para o sucesso do projeto. Conhecer essas diferenças é o que sua empresa precisa para alcançar o crescimento que deseja.

A cada ano que passa se torna mais difícil a competição por destaque nos mecanismos de busca do Google. Então, novas estratégias são criadas para que as marcas consigam ficar nos primeiros lugares de pesquisa.

Estar nas primeiras opções de resposta após uma pesquisa online garante que a sua empresa tenha destaque e aumenta as chances de concluir a venda.

Alguns estudos já mostram que mais de 80% das pessoas acessam apenas a primeira página de resposta do Google. Além disso, o tráfego orgânico é muito importante para a construção da credibilidade da sua marca.

Para isso, são utilizadas técnicas de SEO para empresas B2B, que ajudam a aumentar a visibilidade da página e também analisam os resultados de cada estratégia.

O que é SEO para empresas B2B

SEO para empresas B2B é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de melhorar o ranquemento de um site nas pesquisas do Google.

Dentre essas técnicas temos produção de conteúdo de qualidade, com temas atrativos e assuntos aprofundados. Ao contrário do B2C, aqui são usadas palavras-chave específicas de um nicho e não necessariamente com maior busca.

O e-mail marketing é uma estratégia muito eficiente para o SEO para empresas B2B. Através dele você pode compartilhar novidades, ideias para solução de problemas e apresentar novos produtos e serviços.

As páginas do site são desenvolvidas para que o cliente tenha acesso a todas as informações mais importantes sobre sua empresa. Isso aumenta a credibilidade e cria autoridade sobre o assunto.

Além disso, a interação com o cliente é muito maior. No site existem espaços para depoimentos e também contato direto com os vendedores da empresa.

A análise das métricas e trato no funil de vendas são alguns fatores diferentes na estratégia de SEO para empresas B2B.

Taxas de conversão menores

No SEO tradicional, ou seja, empresas vendendo para pessoas, o foco é sempre aumentar a taxa de conversão. Isso quer dizer transformar leads em clientes efetivos. Mas no marketing de empresas para empresa esses valores funcionam de maneira diferente.

Para começar, a taxa de conversão é bem menor e isso nem sempre quer dizer que a estratégia não funcionou. Na verdade, nestes casos o melhor é analisar as compras que os clientes fazem e a recorrência dos pedidos.

Vender para empresas requer uma análise mais detalhada da taxa de conversão. Neste caso, a taxa de revenda é mais importante, pois demonstra a satisfação e fidelização do cliente.

Funil de vendas mais lento

Em uma venda habitual o funil de vendas acontece rapidamente, como cliente reconhecendo o problema, encontrando as soluções e então optando pelo produto como melhor opção.

Porém, no SEO para empresas B2B esse processo é mais lento. Isso acontece principalmente pois a decisão não depende de uma única pessoa. São diversos responsáveis que precisam aprovar uma compra ou a contratação de serviço.

Assim as etapas do funil são mais lentas, porém os resultados mais efetivos, com pedidos maiores e mais recorrentes. Quando uma empresa encontra um bom fornecedor de produtos ou serviço ela dificilmente troca.

E mesmo que o preço não seja o mais atrativo, se o resultado final foi exatamente o que a empresa precisa, o cliente aceita investir na qualidade.

Conhecimento mais específico do público alvo

Conhecer o público-alvo é importante para qualquer tipo de marketing. Porém no caso do B2B o estudo de cada cliente é muito importante. A atenção personalizada aumenta as chances de conquistar o projeto.

Então, sempre que um lead B2B entra em contato é necessário entender as suas necessidades específicas. Como, por exemplo, os problemas comuns no ramo e as dores da empresa.

No caso dos clientes B2B, não podemos criar uma persona e apenas seguir o atendimento de maneira generalizada. As empresas buscam pelo conhecimento aprofundado do ramo e do problema relatado.

Busca maior por confiança

Quando as empresas realizam pedidos eles são grandes e, consequentemente, com valores bem mais significativos. Por isso elas procuram empresas de credibilidade para fechar negócio.

Assim, transmitir confiança e segurança é a melhor estratégia de SEO para empresas B2B. Começando por oferecer sempre conteúdos de qualidade sobre os serviços e produtos oferecidos.

Estes conteúdos também podem estar relacionados a problemas comuns para os clientes e soluções simples. Tudo isso demonstra toda a autoridade que sua equipe tem sobre o tema.

Além disso, compartilhar experiências vai te ajudar a aproximar o cliente da sua empresa, mesmo sendo uma outra empresa. Mostrar as situações vividas prova que você sabe como lidar com diversos tipos de situações.

Como ter SEO para empresas B2B de sucesso

Como mostramos, o SEO para empresas B2B exige muitas estratégias específicas para ser positivo. Os cuidados com cada detalhe e análise dos parâmetros de maneira diferenciada é essencial para entender esse público.

Criar novas estratégias de acordo com o retorno das campanhas e saber qual a melhor técnica é a chave para o sucesso. Então, não é recomendado que esse processo seja realizado sem a ajuda de um especialista.

Um profissional especializado em SEO para empresas B2B saberá como agir em cada cenário e como entender as respostas das ações realizadas. Assim o caminho para o desenvolvimento da marca será mais rápido e assertivo.

Até mesmo a qualidade dos conteúdos oferecidos é muito superior quando produzida por um especialista. Então, invista em profissionais de qualidade para conseguir o crescimento da sua empresa.

A iD Publicidade é uma empresa que atua no ramo de SEO para empresas B2B e tem vasta experiência no assunto. Por isso, podemos oferecer todo o suporte que você precisa para fazer sua empresa crescer.

Com profissionais capacitados, desenvolvemos junto ao cliente o planejamento e estratégias mais indicadas para cada perfil de empresa.

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