Com certeza você já acessou um blog alguma vez. Já deve ter lido histórias de experiências pessoais e consumido aqueles conteúdos com dicas, tutoriais, entre outras coisas.

Existem milhões dessas páginas na web e elas atraem inúmeros leitores. Por isso, as empresas passaram a ter atenção nesse tipo de canal de comunicação, criando o blog corporativo.

Entenda melhor o que é blog corporativo, como ele funciona e suas vantagens para as empresas que adotam essa estratégia.

O que é e como funciona um blog corporativo?

Um blog corporativo é uma seção com várias páginas feitas, geralmente, dentro do site da empresa. Seu objetivo é divulgar informações e conteúdos referentes a tudo que a empresa produz e propaga no mercado.

Basicamente, o que difere o blog do restante do site institucional é que ele é feito para ser atualizado periodicamente. Sua estrutura permite a publicação de textos curtos ou extensos, além de imagens e vídeos relacionados ao assunto abordado em cada “post”.

Quanto aos assuntos abordados, o blog corporativo acaba tendo uma vantagem sobre as páginas institucionais, mais estáticas. Tudo o que interessa o leitor, cria uma conexão com a marca, informa, educa o público sobre seus produtos ou serviços tem espaço garantido nele.

Com a definição de uma estratégia de marketing e comunicação adequada, sua empresa pode atingir resultados expressivos ao manter esse canal atualizado com conteúdo relevante.

Blog corporativo como estratégia de marketing digital

Manter e alimentar periodicamente um blog corporativo é uma excelente forma de fazer com que o site da empresa apareça, de forma orgânica (gratuita), nos buscadores da web, principalmente no Google.

Com a aplicação de estratégias de SEO, o conteúdo do blog pode até aparecer nas primeiras posições de buscas. Isso é muito importante para que mais pessoas conheçam o trabalho que a sua empresa desenvolve.

A grande vantagem do blog corporativo como estratégia de marketing digital é que ele permite a postagem de assuntos de temas variados, relacionados ao seu mercado. Para cada um deles, pode-se relacionar uma ou mais palavras-chave de tráfego, ou seja, os termos mais buscados pelos internautas.

Portanto, o blog possibilita que a sua empresa seja encontrada por potenciais clientes (leads) através da pesquisa de diferentes termos no Google.

Além disso, conteúdos de qualidade e bem embasados, além de atraírem leitores, geram credibilidade e autoridade para quem os publica. Nesse caso, para a sua empresa.

Nesse canal ainda é possível educar e engajar o público. Isso é muito útil quando tratamos de produtos ou serviços complexos e nos casos de empresas B2B, onde o ciclo de compra acaba sendo mais longo.

Ao usar corretamente um blog corporativo, a empresa pode explicar ao potencial cliente como funcionam seus produtos e serviços. Assim, eles podem entender o valor gerado e vão querer negociar com a marca.

Agora que você já sabe o que é, para que serve e quais os benefícios de contar com esse canal em seu site institucional, que tal falar com um de nossos consultores?

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Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.