Quer conhecer as estratégias de marketing digital para B2B mais importantes? Neste texto vamos te apresentar os recursos com maior retorno para empresas e como você deve usar cada um.

O marketing digital para B2B é bem diferente do marketing digital tradicional, que possui uma persona muito definida. Quando falamos de empresas que vendem para outras empresas, os processos são únicos.

Por isso, não basta ter uma rede social com muitos seguidores ou ainda criar conteúdo atrativo. É preciso bem mais do que isso para ter sucesso no marketing digital para B2B.

Blog informativo

O blog informativo será um dos primeiros contatos da empresa com a sua marca. Assim, invista em conteúdos que sejam informativos para seu público e segmento, como dúvidas e novidades.

Com isso, sua interação inicial será estabelecida para que um relacionamento seja iniciado. Então, busque conhecer as dores e problemas que as empresas possam ter e apresente algumas soluções.

São esses textos que vão ajudar a aumentar sua credibilidade junto aos clientes e mostrar que sua empresa é a melhor solução.

Perfil nas redes sociais

As redes sociais desempenham um papel diferente no relacionamento do marketing digital para B2B. Nesses casos, o perfil serve para aumentar a visibilidade, divulgar novidades e até mostrar um pouco de outros projetos.

Aqui, não é tão importante a quantidade de seguidores ou a quantidade de comentários. A análise será feita de acordo com o retorno recebido em mensagens de direct ou pelo contato fornecido.

O direct também é um bom canal para um primeiro contato, então, responda com agilidade e migre a conversa para um contato mais formal.

Site profissional

Estamos falando do relacionamento entre duas empresas, então a seriedade e credibilidade são muito importantes. Para isso, é preciso investir em um site profissional que demonstre toda a experiência e competência da sua marca.

Um site qualquer, amador e com muita informação desencontrada transmite uma imagem de amadorismo. Portanto, invista em um profissional qualificado para o trabalho e saiba usar essa ferramenta a seu favor.

Forneça ali todas as suas informações principais, empresas, clientes e também o perfil da sua empresa. Tudo isso aumenta a confiança em seu serviço e atrai novos clientes.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma maneira de manter o contato com o cliente e sempre lembrá-lo da sua empresa. Essa estratégia do marketing digital para empresas B2B precisa ser bem planejada para não ter um efeito contrário.

Cuidado com a frequência dos e-mails e também o conteúdo. Enviar e-mail marketing uma vez por semana com as novidades já é o suficiente para manter o contato com o cliente.

Nesse e-mail você pode enviar novidades da empresa, novidades no ramo de atuação dos seus clientes e ainda, promoções.

Relacionamento de venda

Todas as etapas do processo de venda são uma continuidade do marketing digital para B2B. Sendo assim, é importante manter a mesma linguagem transmitida pelo site e redes sociais e sempre manter a preocupação com o cliente.

Compras realizadas por empresas normalmente são maiores e com projetos de longo prazo. Então, não basta concluir uma venda. Também é preciso cativar os clientes para que em outro momento voltem a comprar com vocês.

Para ter sucesso usando toda a anatomia do marketing digital para B2B contrate os serviços da iD Publicidade. Trabalhamos com profissionais especializados que oferecem sempre o melhor atendimento para sua empresa.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os planos e serviços oferecidos.

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.