Já ouviu falar sobre marketing digital 360 graus? A prática está ficando cada vez mais famosa entre os empresários, que visam o crescimento de seu negócio.

As ações estratégicas de marketing digital 360 graus, permitem que a empresa tenha mais visibilidade em seu nicho, levando sua mensagem para o público com maior eficiência.

Essa estratégia pode ser aplicada para empresas B2B, otimizando a comunicação com potenciais clientes. Nós vamos te explicar mais sobre essa possibilidade.

O que é marketing digital 360 graus?

O marketing digital 360 graus, pode ser entendido como uma estratégia que visa integrar ações de marketing, para atingir o cliente em todas as etapas de sua jornada de compra.

Dessa forma, é possível se comunicar com o público-alvo usando diferentes canais de comunicação que sejam relevantes para a estratégia. Possibilitando captar a atenção e acompanhar esse consumidor em diferentes pontos de contato.

Portanto, uma estratégia de marketing digital 360 graus, nunca irá usar apenas um canal de comunicação. Justamente por ter como objetivo englobar diversas ações para que a campanha seja atrativa e eficaz.

Quais são os benefícios de campanhas 360 graus?

As campanhas de marketing digital 360 graus são benéficos para as empresas que atuam com esse modelo de estratégia. Alguns dos benefícios são listados a seguir.

1. Fidelizar clientes

Ao se comunicar de maneira integrada, a empresa tem um posicionamento de marca bem estruturado, gerando para o cliente a sensação de segurança.

Um cliente seguro de sua opção não sentirá necessidade de buscar outra solução. Garantindo assim, a possibilidade de fidelizar clientes e também de fechar novos negócios.

2. Valorização de sua marca

O valor da sua marca está intimamente ligado à percepção de seus clientes sobre a marca. Ao reforçar sua mensagem por meio de uma comunicação integrada, com vários pontos de contato, é possível aumentar a percepção de valor de seus clientes sobre seu negócio.

3. Se destaque de seus concorrentes

Com um mercado B2B cada vez mais concorrido, é necessário recorrer a todas as estratégias possíveis para obter destaque no mercado.

Quando sua empresa investe na comunicação, possibilita o aumento da credibilidade junto aos potenciais clientes. Isso se torna um diferencial competitivo relevante.

Afinal, quando o cliente se familiariza com sua mensagem e encontra consistência em suas ações de comunicação, é natural que ele se sinta confiante para concluir sua jornada de compra.

Como fazer marketing digital 360 graus para B2B?

Para fazer uma campanha de marketing digital 360 graus eficiente, é preciso ter objetivos claros e traçar ações considerando a jornada de seu cliente.

Portanto, o resultado só é garantido para empresas que efetivamente conhecem seu nicho e que possuem um objetivo a ser alcançado.

Ao se colocar no lugar de sua persona, é possível analisar as possibilidades e explorar oportunidades para se comunicar de modo efetivo com o público.

A segmentação é uma possibilidade a ser explorada, visando passar sua mensagem com a máxima clareza para seu público.

Escolher os canais que seus clientes utilizam habitualmente e acompanhar os resultados para possíveis ajustes, são cuidados relevantes em relação ao marketing 360 graus. É indispensável realizar o melhor monitoramento.

Contar com especialistas em marketing digital para suas ações de comunicação, é indispensável para a obtenção de melhores resultados. Fale conosco!



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.