Quem ainda faz negócio na base do “achômetro” está correndo um grande risco. Em uma época onde ninguém pode se dar ao luxo de perder dinheiro, buscar as informações corretas pode significar o sucesso de uma empresa, enquanto ficar “no escuro” pode levar o empresário ao buraco.

O pai da administração moderna, o professor Peter Drucker, faz uma citação perfeita no conceito da informação e sua utilização: “Quem dispõe de informações de boa qualidade, fidedignas, em quantidade adequada e no momento certo, adquire vantagens competitivas, mas a falta de informação dá brechas à erros e à perda de oportunidades.”

A informação auxilia no processo decisório e quando devidamente estruturada é de crucial importância para o negócio, pois bem utilizada, capacita a empresa a impetrar seus objetivos. As fontes para a busca de informações podem ser internas, de dentro do empreendimento, ou externas, vindas do mercado. Cabe ao empresário avaliar quais delas são mais relevantes ao seu negócio.

Análises de Micro Ambiente

As informações internas são aquelas oriundas de softwares de gestão, planilhas de controle financeiro, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados, demonstrativos de vendas, bem como de pesquisas de satisfação do consumidor, fluxo de clientes na loja e até de monitoramento de ações de marketing e propaganda.

Análises de Macro Ambiente

Já as fontes externas de informação são compostas por matérias jornalísticas, reportagens, artigos (como esse), publicados na imprensa em geral, e também, os livros, sites, vídeos, teses e monografias cujos temas sejam de interesse para o empresário. Dados de tabloides de preços da concorrência e pesquisa de mercado, também são fontes muito importantes.

Conclusão

Vale lembrar, que não basta buscar informações sobre o seu negócio, mas sim, deve-se pensar em toda a cadeia de valor que envolve a empresa, como fornecedores, consumidores, funcionários, questões técnicas e ambiente de negócios. Política e economia, por exemplo, são assuntos que influenciam diretamente a administração de empresas e não podem ser deixados de lado.

Baseado nas informações obtidas, cruzando dados internos da empresa com os dados da realidade do ambiente externo, será possível tomar decisões mais assertivas, minimizando erros e potencializando lucros. Uma vantagem considerável frente à concorrência.



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é Consultor de Negócios e Autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.