É bastante comum encontrarmos web sites mal arquitetados, carentes de conteúdo e que não cumprem o que se propõem a fazer, mesmo em web sites de grandes empresas. Você já deve ter encontrado vários deles. Ou não?

Estar na internet dessa maneira é jogar no lixo diversas oportunidades de negócios!

Para analisar se seu web site é eficiente e se seu investimento online está sendo realmente válido, precisamos nos certificar se o ROI (Return On Investiment) – Retorno Sobre Investimento, é positivo ou não.

Neste caso, lhe trago um breve e simples questionário para analisar a mensuração do ROI, criado pelo Consultor Estrategista Daniel Rodrigo Bastreghi, em seu livro: OS 5 FATORES DE SUCESSO NA INTERNET, informando situações sobre seu web site e a postura de sua empresa perante a internet.

Algumas dessas perguntas podem ter mais ou menos importância, dependendo da área de atividade e da sua política de relacionamento com seus clientes. Reflita sobre as respostas!

1- Você analisa regularmente os relatórios de acesso de seu web site, tentando identificar padrões que
permitam adequar layout e conteúdo?
2-  Você analisa periodicamente os web sites de seus concorrentes?
3-  A navegação de seu web site é realmente simples e intuitiva para seu cliente?
4- Os conteúdos de seu web site são objetivos, cativantes e respeitam o tempo do visitante?
5- Seu web site tem mais que meras informações comerciais que ajudam visitantes a resolverem seus
problemas, mesmo que não sejam clientes?
6- Seu web site estimula a interação e/ou participação do visitante? Você utiliza essas informações para
aprimorar seus produtos e seu web site?
7- Caso seu web site possua bastante conteúdo, ele possui uma busca realmente eficiente?
8- Sua equipe de venda e pós-venda conhece bem os recursos oferecidos pelo seu site e os utiliza em suas
rotinas de atendimento?
9- Seu web site oferece recursos úteis para as funções de seus colaboradores, como manuais, instruções,
sistemas?
10- Você prevê em seu planejamento de marketing investimentos constantes em melhorias de seu
web site?
11- Seu web site possui informações completas sobre seus produtos e/ou serviços, com boas fotos ou vídeos, possibilitando ao visitante identificar rapidamente qual o mais indicado às necessidades dele?
12- Você disponibiliza boletins informativos periódicos, por meio do web site ou por e-mail para seus clientes
com assuntos que eles realmente gostam de ler?
13- É possível fazer um pedido, uma compra, solicitar um orçamento, contatar um representante ou fazer uma reserva por meio de seu web site?
14- Sua equipe responde a todos os contatos provenientes do web site sempre em menos de 3 horas úteis?
15- As opções de contato são facilmente localizadas em seu web site?
16- Sua empresa disponibiliza no web site mais de uma opção de contato?
17- Seu web site possui conteúdo direcionado para o relacionamento pós-venda, ou seja, para quem já é
cliente?
18- Sua empresa é encontrada facilmente através dos principais sites de busca, usando sua marca como
palavra-chave?
19- É possível encontrar sua empresa no Google ou no Yahoo buscando produtos ou serviços? Ela aparece
entre os primeiros resultados?
20- Você possui a versão internacional (.com e/ou .net) de seu domínio?
21- Seu web site está disponível também em idiomas estrangeiros?
22- A interface de seu web site segue a identidade visual de sua empresa?
23- Sua equipe de colaboradores utiliza o e-mail com destreza, redigindo as mensagens com clareza, sem erros e gírias e padronizando as assinaturas? Sua empresa conta com mensagens-padrões para agilizar o atendimento?
24- A interface de seu web site é realmente simples de ser entendida? É fácil de navegar nele?
25- Você considera satisfatório o retorno financeiro que seu web site proporciona? Ele está dentro da média
para o seu segmento?
26- Seu web site convida os visitantes para que se cadastrem em mailings, participem de suas redes
sociais ou de qualquer outra forma de relacionamento digital?
27- Você acompanha a presença de sua marca em outros web sites e redes sociais? Você monitora a opinião do público sobre sua empresa?

Se você respondeu “sim” para a maior parte das perguntas, então provavelmente está colhendo ótimos frutos de seu web site. Se sua resposta foi “não” para a maior parte das perguntas, lhe recomendo um contato imediato com o nosso Setor de Tecnologia e Desenvolvimento, a .Kriaktiv/Propaganda. Conheça-nos!

O web site é cada vez mais a porta de entrada de clientes, futuros colaboradores e investidores nas empresas.

Ele é a primeira imagem que esses públicos terão. É preciso dizer que seu web site merece a mesma (se não mais) atenção que você dá às outras ações de seu marketing?



Henrique Morbi
é publicitário graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua como Diretor de Atendimento e Novos Negócios na iD. Publicidade & Tecnologia, como Presidente de Imagem Pública do Rotary Vila Alpina e como Conselheiro de Marketing do CIESP Distrital Leste.