Aumente o número de produtos que você vende sendo criativo e fature mais através de valores agregados.

Um cliente que compra um X-Burger em qualquer estabelecimento, também pode consumir um refrigerante, uma batata frita, ou até mesmo uma sobremesa. Concorda? Quem sabe até ganhar um brinde pela compra do kit.

Um cliente que compra uma furadeira também pode precisar de parafusos e buchas de parede, uma chave de fenda, uma porca, um martelo, enfim, qualquer outra ferramenta que complementam sua suposta necessidade e creio que você já entendeu o espírito da coisa.

O cliente não tem obrigação de saber tudo o que está a venda na sua empresa, portanto, seja capaz de oferecer sempre produtos que complementam seu “cardápio principal”. Ressalto que não trata-se de venda casada embutida, pois isso é crime, mas sim, de valores agregados e percebidos aos olhos dos clientes, sendo criativo e oferecendo novos produtos que aumentam seu leque de soluções e oportunidades de estender seu negócio.

Você também consegue gerar valor agregado diversificando seu portfólio de serviços através de parcerias com fornecedores que complementam sua atividade principal – Core Business.

Embalagens criativas, produtos ou ingredientes diferentes do que você sempre usou são maneiras simples de surpreender seu público e gerar mais negócios.

Entretanto, quando você tiver um tempo, leia também o artigo: O furo ou a furadeira? Qual a real necessidade do cliente? Por exemplo, de nada adianta focar na beleza, na embalagem, na descrição de suas características e nos acessórios de uma furadeira se ela não faz o furo que eu preciso. Então, talvez estejamos comprando o furo e não a furadeira em si, não é verdade?

Lhe deixo agora um momento de reflexão!



Henrique Morbi
é publicitário graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua como Diretor de Atendimento e Novos Negócios na iD. Publicidade & Tecnologia, como Presidente de Imagem Pública do Rotary Vila Alpina e como Conselheiro de Marketing do CIESP Distrital Leste.