“Nada é permanente, exceto a mudança”, já dizia o filósofo Heráclito de Eféso ainda no período pré-socrático, cerca de 500 anos antes de Cristo. A frase consagrada desse pensador que é considerado o “pai da dialética” nunca fez tanto sentido. A todo momento vemos a sociedade se transformando, a tecnologia avançando, a forma de nos relacionar e consumir se alterando e também os modelos de negócio.

Se há alguns anos grandes players dominavam o mercado, hoje, diversos pequenos empreendimentos vêm conseguindo oferecer novas soluções e atender melhor os consumidores. Nesse contexto, as startups são exemplos de como se revoluciona um mercado com ideias inovadoras e metodologias ágeis de gestão.

Frente a tamanha velocidade das transformações, fica claro que não dá para ficar parado. Se o consumidor muda, os negócios também tem que mudar. Mas como promover mudanças adequadamente? Como se adequar a cenários em constante mutação? Vamos entender isso melhor…

O que é um modelo de negócio?

O modelo de negócio é uma representação visual que representa a disposição estrutural das partes que compõem uma organização. Nele, destaca-se a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma empresa, por exemplo.

Em um modelo de negócio, a “entrega” é definida como a maneira que uma organização entrega um produto ou serviço ao cliente. Pela “captura de valor” entende-se a possibilidade de retorno financeiro que a organização pode obter de acordo com a percepção de valor que o cliente percebe que está recebendo.

De forma resumida, o modelo de negócio foca em 5 perguntas essenciais:

  • O que eu faço?
  • Para quem eu faço?
  • Como eu faço?
  • Quanto ganho?
  • Quanto gasto?

Quer saber mais sobre a construção de um modelo de negócio? Então veja como funciona o Canvas.

Como adequar o modelo de negócio à realidade?

Para manter uma empresa competitiva é preciso olhar o mercado e promover uma remodelagem do negócio sempre que identificadas mudanças nos padrões de consumo ou alterações que afetam o ambiente de negócios.

A remodelagem de negócio é um processo de recriar a estrutura que já está feita ou aprimorar, adaptar e atualizar. Essas mudanças podem ser realizadas para se adaptar a uma nova realidade do mercado, mas também para aproveitar uma nova oportunidade ou mesmo inovar.

Para entender melhor como um modelo de negócio é transformado e aprimorado ao longo do tempo vamos analisar o caso do Magazine Luiza. Tradicional varejista do mercado brasileiro, a empresa começou suas atividades em 1957 e chegou aos dias atuais mais forte do que nunca.

O Magazine Luiza surgiu como uma pequena loja de presentes no interior de SP. Em 1976, começa a expansão baseada na compra de uma rede de lojas concorrente. Até aquele momento, sua proposta de valor era dar acesso a produtos e utensílios do lar para a dona de casa, através do atendimento nos pontos de venda.

A maior virada no modelo de negócio da empresa ocorreu quando foram lançadas as primeiras lojas virtuais, em 1992. Naquele período até 2000, quando a rede lançou seu e-commerce, novos canais de entrega de sua proposta de valor passaram a fazer parte de sua estratégia e isso exigiu novas formas de relacionamento com seus clientes.

Em 2001, o Magazine Luiza lançou a Luizacred em parceria com o Itaú Unibanco, o que permitiu o aprimoramento do seu modelo de receitas, ampliado com a criação da Luizaseg em sociedade com a Cardif. Dessa forma, a varejista passou a lucrar também com a venda de seguros além da tradicional receita dos produtos.

Em 2015, a varejista iniciou seu ciclo de transformação digital, impactando todo seu modelo de negócio, com o lançamento de um novo aplicativo e um sistema de gestão de vendas mais moderno em 180 lojas.

Já em 2017, a empresa lançou um marketplace – um sistema que permite a venda de produtos de outras empresas em seu site e aplicativo, passando a oferecer uma alternativa para que pequenos empreendedores (parceiros estratégicos) pudessem expor seus produtos em uma plataforma com grande visibilidade.

Toda essa evolução, com as devidas alterações estratégicas em seu modelo de negócio, tornou essa empresa uma das maiores do Brasil e em uma referência em gestão de crescimento. Agora, se o Magazine Luiza não tivesse reinventado sua atuação e inovado na criação, entrega e captura de valor teria crescido tanto ou mesmo se mantido no mercado depois de tantos anos?

Certamente que não! A constante reinvenção dos modelos de negócios, baseada na análise do mercado é um dos principais fatores de sucesso das empresas que mais se destacam pelo mundo.

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Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.