A otimização de sites nem sempre é uma preocupação das empresas que começam a vender online. Porém, esse tipo de serviço pode influenciar significativamente no resultado das suas vendas digitais.
Com a popularização da internet e o avanço das tecnologias, não basta mais apenas ter um site para conseguir visibilidade. Hoje é necessário se preocupar com muitos pontos para que sua página se destaque entre tantas empresas.
É justamente por isso que a otimização de sites é tão importante, é ela que torna o site ideal para as vendas e visita de novos clientes.
Para te ajudar a ter uma página mais otimizada, separamos 5 passos essenciais nesse processo.
O que é otimização de site?
A otimização de sites nada mais é que um conjunto de ações que tornam a navegação no site mais simples e fluida. Isso quer dizer que a página é mais leve, de rápida resposta, atrativa e intuitiva para os visitantes.
Nada disso é feito de maneira aleatória, pelo contrário, existem diversas maneiras de conseguir esse resultado. Conseguir uma página otimizada é importante, pois garante melhor experiência ao visitante.
Além de se tornar um site com maior reputação, essa experiência positiva aumenta as chances de vendas. Isso significa melhor resposta dos clientes e mais lucratividade para a empresa.
Se você ficou interessado e deseja aprender como fazer otimização de sites, nós separamos 5 dicas para te ajudar. Seguindo esses passos, seu site se tornará muito mais rentável.
1- Responsividade
Um site responsivo é uma página que pode ser acessada por computadores, tablets e smartphones sem sofrer alterações no layout. Assim, o cliente tem a melhor experiência independentemente do tamanho da tela usada.
O site se adapta e não oferece perdas ou mudança no padrão da página original. Hoje, mais de 90% das pessoas usam os celulares para realizar compras, então, investir nesse tipo de qualidade de acesso é essencial.
Essa é uma parte da otimização de sites que tem uma resposta rápida e muito eficiente na procura por sua página e em suas vendas.
2- Velocidade de resposta
Um site rápido representa mais chances de concluir vendas. Isso porque grande parte dos clientes são influenciados pelo imediatismo. Então, não perca a oportunidade de vender mais apenas por ter uma página com resposta lenta.
Faça alterações em suas configurações e consiga respostas mais rápidas e efetivas para garantir a conquistas de novos clientes.
3- Técnicas de SEO
As técnicas de SEO são um conjunto de ações que tornam a página mais atrativa e confortável de navegar. A maioria dessas regras são aplicadas em textos e no layout do seu site para oferecer melhor experiência aos visitantes.
Sites que possuem técnicas de SEO bem aplicadas conseguem melhor visibilidade nas respostas do Google. Além disso, a fidelização de visitantes e atração de clientes também é muito maior.
4- Pense na URL
A URL é o endereço da busca do seu site e de suas páginas. Criar URLs simples e bem elaboradas significa maior visibilidade. Por isso, pense em nomes que descrevam o assunto dos textos ou das páginas.
Para tanto, use frases curtas e de fácil entendimento. Assim, os buscadores também poderão usar suas URLs como referência sobre os conteúdos publicados. Aqui também podem ser usadas palavras-chave presentes no texto.
5- Contrate uma empresa especializada
Todos esses passos podem ser complexos para quem não tem experiência no setor de marketing digital. Por isso, é recomendado que haja uma equipe especializada para realizar o serviço de otimização de sites.
Investir nesse tipo de trabalho é certeza de conseguir um grande retorno nas vendas e na visibilidade da empresa.
A iD Publicidade é a melhor opção para quem procura profissionais experientes para melhorar a otimização da sua página.
Entre em contato com nossa equipe e solicite já o seu orçamento para otimização de sites!
Sergio Capozzielli é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.