Combinação entre Offline (mídias tradicionais) e Online (mídias digitais) é poderosa!

A web é onde consumidores mais buscam informações sobre marcas e empresas, mas sobretudo, é onde se informam e tiram dúvidas sobre produtos. Quando se trata de tecnologia, então, é praticamente certo que vão acessar o Google e digitar o que querem saber. E mais: 80% dos brasileiros pesquisam preços de produtos na web antes de comprá-los.

Pesquisas afirmam que lemos mais notícias na internet do que em jornais ou revistas. Além disso, consumimos mais mídias digitais do que norte-americanos, canadenses, chineses ou espanhóis, de acordo com pesquisa da KPMG. Apesar de tudo isso, ainda gastamos quase duas vezes mais, por mês, com as mídias tradicionais do que com as novas mídias.

Embora estejam perdendo um pouco de espaço, a TV, o jornal, as revistas e o rádio tem um papel bem importante e bem claro na vida do brasileiro. Isso se explica, em parte, pela credibilidade e pela solidez percebidas das instituições que operam esses meios. Cerca de 90% dos brasileiros consideram o rádio como a mídia mais confiável, por exemplo. O número de assinantes de TV paga não para de crescer e até a circulação de jornais também é crescente.

A internet cresce a passos largos. Hoje já somamos mais de 100 milhões de usuários. Em 2014, cerca de 80% dos domicílios do país terão acesso à internet. E o acesso por celulares também avança firmemente. Cada vez mais smartphones e tablets são vendidos e alcançamos a marca de mais de 261 milhões de linhas móveis ativas, em 2013.

Para uma boa parte dos profissionais de marketing, ter uma estratégia que combine ações em mídias online e offline é a melhor saída para se alcançar a maior parcela dos consumidores potenciais. É claro que devemos levar em conta uma série de fatores como verba, público-alvo, objetivos e período da campanha. Mas, havendo condições para tal, a presença multimídia é a mais garantida rumo ao sucesso.

Estar presente na web é obrigatório, contudo, investir na segurança, melhorar a qualidade e a relevância do que é publicado, cuidar da usabilidade, ter sistemas que se adaptem ao acesso de smartphones e apostar em designs agradáveis e de bom gosto é fundamental para passar credibilidade ao usuário e, consequentemente, ampliar o número de visitantes e convertê-los em clientes.

Online x Offline: quem vence?



Sergio Capozzielli
é jornalista e especialista em gestão de negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Marketing na Rede Globo de Televisão. É Consultor de Empresas e Redator Publicitário de Marketing de Conteúdo.