O uso de marketing atrelado necessariamente à internet ou ao mundo digital gera, a cada dia, mudanças significativas que vão desde pequenos e simples procedimentos em todos os níveis.

Não à toa, o termo marketing 4.0 foi criado, para que conseguisse abarcar todo esse movimento e as mudanças que normalmente ocorrem, e que são constantes.

Lidar com esse constante movimento é o grande desafio de qualquer empresa, e no mundo B2B é preciso estar ainda mais antenado, já que os clientes e serviços oferecidos precisam estar ainda mais afinados.

Por isso vou falar mais sobre como o marketing 4.0 movimenta o mundo dos negócios, e principalmente como ele abre portas para quem quer alcançar um número cada vez maior de clientes.

Entendendo o que é marketing 4.0

Quando falamos em marketing 4.0 falamos necessariamente em algo complexo, e em como o marketing hoje está ligado a multicanais, sejam eles digitais ou não, de modo que muda até mesmo o comportamento humano.

O marketing 4.0 comporta o tipo de marketing que já vivemos, com grandes empresas conversando diretamente com seus clientes, gerando uma interação que é simultânea e que está sempre em movimento.

Isso faz com que toda a estratégia de marketing seja repensada para algo que seja atrativo, e que faça parte do dia a dia do cliente. Algo que saia do digital e ofereça o impossível.

Assim são pensados 5 passos que auxiliam nesse movimento:

Assimilação

É o primeiro contato que o cliente vai ter com seu produto, ou com o seu serviço. São utilizadas outras estratégias de marketing mais tradicionais, como boca a boca e canais de comunicação.

Atração

O que diferencia seu serviço dos seus concorrentes? O que sua empresa pode acrescentar no serviço da outra? Esse é o momento de oferecer todos os seus diferenciais e credenciais que o fazem especial no mercado.

Arguição

Já conhecendo o seu produto e tendo toda a sua demonstração, o que pode fazer o cliente acreditar que isso vai ser de fato resolver seus problemas? Investir no boca a boca e nas avaliações de outros clientes é fundamental nesse momento.

Ação

O cliente finalmente faz a compra e está contente. O diferencial do marketing 4.0 é visto mais especificamente neste momento, onde você vai criar uma relação mais próxima, com pós-vendas e todo o acompanhamento até que ele precise novamente do serviço ou produto.

Apologia

Seguindo o marketing 4.0 neste momento você não vai somente acompanhar o seu cliente até a próxima compra, mas vai fidelizar. Assim se cria um relacionamento, e dessa maneira uma possibilidade de ter todo o suporte necessário.

Qual a importância do marketing 4.0?

Pensar na utilização do marketing 4.0 não é uma opção. No mundo em que vivemos de sistemas integrados e clientes cada vez mais conectados, estar em contato direto com esse cliente é fundamental.

Acompanhar essa velocidade de contato e principalmente de consumo pode fazer com que você seja uma das referências no mundo B2B, e isso atrai cada vez mais clientes, tendo em vista que você pode ter excelentes indicadores de vendas, dentre outros.

Como aplicar corretamente?

Para aplicar o marketing 4.0 adequadamente é preciso focar sempre na experiência do cliente, de modo que ele tenha todas as suas necessidades supridas.

Além disso, é muito importante também estar antenado a todos os sistemas, de modo a integrar sempre estratégias e ferramentas novas e modernas.

Assim, você consegue alcançar mais clientes e também pode estender o seu produto e serviço para outras tantas empresas.

Nós da iD Publicidade sabemos como aplicar todos esses conceitos e, dessa forma, gerar resultados para nossos clientes. Quer saber como podemos alavancar os resultados de sua empresa? Então, fale com a gente.

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.