Motivar equipes deve ser uma das premissas do empresário de sucesso

A motivação é componente essencial na produtividade dos funcionários. Sem esse ingrediente, a receita do nosso “bolo” empresarial pode desandar. É bem capaz que ele não cresça, fique embatumado e sem gosto.

Quem é quem não gosta de ser agradado, acarinhado? Todos sabem que o dia-a-dia corporativo é feito de muita ‘ralação’, suor e às vezes, até lágrimas. Porém, quando alcançamos nossos objetivos devemos ser recompensados e isso merece uma celebração. Se não, de que adianta tanto empenho empregado no trabalho?

Para que a ação de incentivo aos colaboradores seja eficaz é preciso usar criatividade e não se esquecer da premissa: motivação exige reconhecimento e, ao fim, deve ser recompensado.

Você já deve ter ouvido falar no ditado: “Dinheiro na mão é vendaval.” Não é? Pois então.

Melhor do que premiar em dinheiro é gerar um momento que proporcione uma lembrança emotiva, positiva na mente do premiado. Por isso, uma das ações que estão mais em alta no mercado de marketing de incentivo são as experiências: um passeio de balão, saltar de paraquedas, jantar num passeio de barco ou um dia em um SPA com direito à massagem e banho de ofurô acompanhado de uma taça de champagne…

Imagine o efeito que pode produzir uma experiência desse porte para quem nunca experimentou uma emoção como essa. Logicamente que, tudo isso tem um preço, e não dá para comparar com o custo de um panetone no fim de ano. Mas, se fizermos uma análise de custo x benefício, percebemos que os resultados certamente irão compensar o esforço financeiro.

Em se tratando de uma equipe de vendas, por exemplo, onde a pressão por resultados e metas são bastante estressantes, utilizar-se desse tipo de premiação é inteligente e fundamental.

Existem empresas especializadas em marketing de incentivo que são capazes de fazer o dignóstico/briefing, planejar, divulgar, criar cartões de premiação e vouchers além de implantar campanhas nessa área. Mas se sua empresa não tem um grande porte, você mesmo pode pensar em ações que motivem seus funcionários e ajudem a melhorar o clima organizacional. Vale a pena tentar conhecer as aspirações dos colaboradores e entregar algo que gere real valor para suas vidas.



Sergio Capozzielli
é jornalista e especialista em gestão de negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Marketing na Rede Globo de Televisão. É Consultor de Empresas e Redator Publicitário de Marketing de Conteúdo.