A busca por alternativas que promovam a redução de custos vem sendo constante em empresas de todos os portes e segmentos. Isso não poderia ser diferente, já que um princípio básico da administração financeira que visa o lucro é que o negócio deve faturar mais do que custa para operar.

Nesse artigo trazemos algumas ideias para redução de custos em uma empresa, divididas em 5 passos, para que você possa aplicar no seu negócio de forma prática. Antes de apresentá-las, vamos entender por onde começar nesse assunto.

Como fazer uma redução de custos?

Comece fazendo um levantamento completo dos custos de sua empresa. Se você tem uma área financeira estruturada fica mais fácil obter esses números, agora, se não existe controle de gastos, tudo se complica. Para fazer uma redução de custos eficiente é preciso ter uma lista detalhada deles.

Os custos do negócio estão espalhados nas diversas áreas da empresa, por isso, para poder reduzi-los o ideal é olhar cada setor individualmente. Veja abaixo uma sequência que pode te ajudar nessa tarefa:

1-  Redução de custos na produção

O processo produtivo ou de prestação de serviços de uma empresa é um campo vasto em que encontramos diversos “gaps” que custam muito dinheiro e podem ser sanados, muitas vezes, apenas com pequenas ações.

É necessário mapear os todos os processos e investigar quais pontos críticos podem ser aprimorados, visando uma redução de custos na produção. Embora em alguns casos a economia possa ser pequena em curto prazo, quando falamos de um período maior, os custos reduzidos certamente farão diferença.

Alguns pontos a serem analisados na produção podem ser, por exemplo: perda de insumos, gasto excessivo de água ou energia elétrica, desperdício de matéria-prima, funcionários fazendo horas-extras desnecessariamente, estoques desorganizados, etc. Observe seu mapeamento com relação a esse e outros itens e veja o que pode ser feito para evitar custos desnecessários.

2-  Redução de custos na cadeia de suprimentos

Fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos (supply chain) é fundamental para redução de custos nas empresas, pois garante uma produção otimizada. O resultado é a oferta dos produtos corretos e na quantidade adequada para os clientes, sem perdas nem retrabalho.

Um fator crítico de sucesso para a redução de custos na cadeia de suprimentos são os fornecedores. Avalie constantemente os preços dos produtos ou da matéria-prima que eles vêm praticando e veja se é possível negociar melhores condições. Caso contrário, busque outras empresas para fornecer para a sua.

3 – Redução de custos na logística

A logística é um fator-chave para o sucesso de um negócio, por isso, ela deve ser bem planejada, executada e controlada. Essa é uma área que, frequentemente, gera custos significativos quando é deixada em segundo plano, além de comprometer o desempenho da empresa.

Para buscar a redução de custos na logística da empresa é necessário avaliar a armazenagem, a movimentação de materiais, o estoque e o transporte. Cada área dessa exige gastos variados, que devem ser analisados e racionalizados.

Por exemplo, quando o transporte da empresa é terceirizado é recomendado possuir contato com diversas transportadoras para não depender dos preços e condições de apenas uma. Isso permite uma melhor negociação de preços e condições de operação.

4 – Redução de custos importação

Se sua empresa não depende da importação de produtos para funcionar, pode pular esse passo. Agora, se no seu caso isso é essencial, a redução de custos importação é imprescindível para manter a sua competividade.

A carga tributária para os produtos importados é alta, por isso, é fundamental que o empreendedor esteja sempre atento às taxas embutidas. Muitas vezes, é possível recorrer-se aos benefícios fiscais de cada estado brasileiro. Determinados produtos podem ser beneficiados em alguns deles.

Outra dica é revisar com rigor a documentação pré-embarque, já que uma análise tributária mal executada pode implicar em enormes multas aduaneiras. Alguns produtos podem exigir licença de importação especial ou até reclassificação da mercadoria para evitar custos extras com penalizações.

5 – Redução de custos de manutenção

Por fim, é preciso dar atenção especial à manutenção de máquinas e equipamentos, já que elas são fundamentais à produção. Essa área costuma ser vista apenas como um centro de custo, mas, na verdade, ela representa uma importante vantagem competitiva.

Um programa de manutenção preventiva e periódica evita paradas desnecessárias que provocam perdas na produção. Assim, a empresa mantém sua performance. Apesar disso, o departamento técnico deve ficar atento aos procedimentos e evitar a inclusão de itens desnecessários ou redundantes nos equipamentos, o que acaba elevando os custos.

A redução de custos de manutenção também é possível quando as máquinas e equipamentos são novos. Com o passar do tempo, fica mais caro repará-los. Dessa forma, sempre considere a troca por itens mais modernos de tempos em tempos. Isso, certamente, vai se refletir em custos reduzidos a longo prazo.

A redução de custos como vantagem competitiva   

Percebeu que a redução de custos representa uma vantagem competitiva às empresas? Isso exige o desenvolvimento de metas e um monitoramento constante de suas áreas. Conte com a tecnologia, como um software de gestão, para a tomada de decisões mais assertivas e que garantam resultados cada vez melhores.

Gostou desse post? Para complementar, assista a esse vídeo que traz mais ideias de redução de custos em empresas.

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.