As motivações das equipes faz a diferença nos momentos de crise

Um dos maiores desafios das empresas hoje em dia é a retenção de talentos. Quando se trata de atrair profissionais, as corporações não medem esforços em publicar benefícios e mais benefícios de se trabalhar em determinado local.

Por vezes, conseguem contratar colaboradores eficientes e empolgados com o que lhes foi prometido. Mas, não raro, são aqueles que se frustram com o dia-a-dia de trabalho que, por diversos motivos, fica aquém do esperado.

Podem ser inúmeras as razões para que isso aconteça: ausência de desafios ou excesso deles, cobranças incoerentes ao cargo do profissional, baixa qualidade dos benefícios oferecidos, postura empresarial antiética, atraso de salários, etc…

Quando temos uma alta rotatividade de funcionários (alto turnover) é sinal de algo não vai bem. Afinal, os processos de contratação, treinamento e demissão são de alto custo para a empresa, além de ser extremamente desgastante para todos os envolvidos.

Para evitar a evasão dos melhores profissionais é preciso que, antes de tudo, se acerte na hora na contratação. Os valores da empresa devem ser alinhados aos do candidato. Se não, certamente não dará certo. Nem adianta insistir. Não dá para vestir a camisa da empresa se não acreditamos nela.

A ética, os princípios, a solidez das relações aliados à pontualidade no pagamento de salários e benefícios são os pilares motivadores dos colaboradores. Funcionários que recebem feedbacks constantes que apontem pontos positivos, negativos e como fazer para melhorá-los, de maneira clara e objetiva, também se sentem melhores e mais inspirados a criar, inovar e crescer, beneficiando o negócio.

Empresas que investem em seu capital humano colhem frutos de produtividade e satisfação que são fatores-chave do sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.



Sergio Capozzielli
é jornalista e especialista em gestão de negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Marketing na Rede Globo de Televisão. É Consultor de Empresas e Redator Publicitário de Marketing de Conteúdo.