O cliente é o maior patrimônio de sua empresa. Ouvir sua opinião fará com que você melhore cada vez mais o seu negócio, assim como seu relacionamento!
Anote o que você Vende
Anote em seu computador e/ou caderno, celular, quadro negro, enfim, onde você quiser as informações sobre suas vendas. A cada venda, registre o Produto vendido, o Horário e o Dia da venda.
Isso é somente para você ter uma visão clara, simples e objetiva para ter ciência de quais são os Produtos e/ou Serviços que sua empresa mais vende, os dias e horários de maior movimento, você já poderá melhorar bastante o seu negócio, por exemplo:
– Fazer promoções para os produtos menos vendidos que estão em estoque;
– Diminuir o preço nos horários de menor movimento, ou mudar os dias e horários de trabalho, deixando de trabalhar em determinados dias e horários em que o movimento é mais baixo e passar a trabalhar em dias e horários em que o movimento está maior.
Certamente ambas ações irão auxiliar no Aumento das Vendas.
Anote o que você deixa de Vender
Sabe quando o cliente pede um produto e/ou serviço que você não vende? Anote!
Se vários clientes procuram por um produto e/ou serviço que você não oferece, estude a ideia de passar a oferecê-lo.
Anote também as supostas reclamações, quando houver. Ninguém trabalha em um Conto de Fadas sob um Castelo de Areia. Problemas surgem em qualquer relacionamento, seja pessoal ou profissional, mas quando isso ocorre, o importante é aderir conhecimento e evoluírem juntos, solucionando a questão em particular de alguma forma.
O cliente é o maior patrimônio de sua empresa. Ouvir sua opinião fará com que você melhore cada vez mais o seu negócio, assim como seu relacionamento com ele! E, bons negócios.
Henrique Morbi é publicitário graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua como Diretor de Atendimento e Novos Negócios na iD. Publicidade & Tecnologia, como Presidente de Imagem Pública do Rotary Vila Alpina e como Conselheiro de Marketing do CIESP Distrital Leste.