Nenhuma empresa começa grande. Então podemos dizer que todas as marcas vieram do zero, mas o interessante é que muitas delas vem crescendo graças à um bom trabalho na internet. Sim! A web é um importante meio, se não o principal, para promover e construir uma marca de sucesso.

Confira nesse post como marcas que vieram do zero conseguem ter sucesso na internet através de estudo e estratégias de marketing digital.

Seus clientes estão na internet, quer você queira, ou não…

É fácil perceber o quanto estamos conectados. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios da Cetic.br 74% dos brasileiros vem acessando a internet, o que corresponde a 3 em cada 4 pessoas de nosso país, ou seja, 134 milhões de pessoas!

Outro dado interessante dessa pesquisa é que as informações mais buscadas pelos internautas são aquelas relacionadas a produtos e serviços (59%), seguida de serviços de saúde (47%), pagamentos ou transações financeiras (33%) e viagens e acomodação (31%).

Percebeu que não tem como fugir, não é mesmo? Mesmo marcas mais tradicionais, cuja base é totalmente offline, tiveram que se render à internet. Por isso, um estudo publicado em 2019 pela Resultados Digitais mostra que 94% dos empresários que responderam à pesquisa usam técnicas de marketing digital para ter negócios de sucesso na internet.

Quer saber de alguma coisa, então pergunte ao Google

Você já deve ter ouvido a famosa frase “joga no Google” ou então “pergunte para o doutor Google” até para saber se estamos doentes. Isso não é à toa, afinal quase 92% dos usuários de internet no mundo utilizam o Google como motor de busca na web, de acordo com dados da Statcounter GlobalStats de Junho de 2020.

Então, dá para entender a importância de uma marca estar presente nos resultados de busca do Google. Mais do que isso, estar bem posicionada nesses resultados, já que dados do próprio Google apontam que 75% dos internautas que fazem uma pesquisa não passam da primeira página. Ou seja, se o site da empresa não está entre os 10 primeiros resultados, provavelmente, ele não será acessado.

Marcas que vieram do zero e estão tendo sucesso na internet sabem muito bem disso e investem tempo e dinheiro em estratégias de melhoria de ranqueamento no Google.

Conteúdo de qualidade como diferencial

Falando de Google, você deve ter reparado que ele não tem as “respostas” para as perguntas que são feitas pelos usuários. A resposta, na verdade, vem dos sites que ele indexa. E por que ele coloca um site de uma marca em primeiro lugar nos resultados “orgânicos”? Conteúdo de qualidade, bem produzido, é um dos fatores-chave para isso.

Os sites mais bem posicionados nos resultados de buscas no Google trazem as melhores respostas às dúvidas de seus usuários. Conteúdos completos, ricos e bem detalhados, que podem agregar a uma boa experiência do internauta são privilegiados pelos algoritmos do buscador.

Cliques, visitas, conversão e… vendas!

Somente estar bem posicionado lá na primeira página do Google não é garantia de sucesso para uma marca, concorda? Não adianta aparecer em primeiro lugar em termos pouco procurados. Claro que é possível que haja cliques em seu site, mas é preciso avaliar as chances de isso gerar uma visita.

Por isso, marcas que tem sucesso na internet possuem assessoria de uma agência de marketing digital ou possuem alguém que saiba como utilizar ferramentas de análise de tráfego relacionadas a palavras-chave de busca, como Ubbersuggest, Keyword Planner do Google ou o Keywordtool.io.

Todo conteúdo produzido pelas empresas que são casos de sucesso na internet possui textos otimizados que motivam o usuário a clicar e visitar o seu site. Já dentro de seus domínios, as marcas “guiam” o visitante a encontrar a resposta para o que procuram rapidamente.

Nesse contexto, a clareza na proposta de valor, ou seja, o que a empresa entrega para resolver o problema do prospect é essencial. Simplicidade, objetividade e facilidade de navegação tornam a experiência do visitante no site muito mais prazerosa e proveitosa, o que aumenta as chances de conversão e vendas.

Quer ter sucesso com sua marca na internet? Então fale conosco!

 

 



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.