Talvez você ainda não tenha ouvido falar do conversational marketing ou marketing conversacional. Mas, certamente, já conversou com alguma empresa pelo Whatsapp, chat ou outra plataforma e ficou em dúvida se estava falando com uma pessoa ou um robô, certo?
Então, é provável que você já faça parte dessa tendência ou, pelo menos, seja impactado por ela. Isso, pois, as conversas automatizadas vêm crescendo exponencialmente entre as empresas mais atuantes no marketing digital.
Como muitas marcas vem apostando na interação proporcionada pelo marketing conversacional, então, resolvemos trazer mais informações sobre esse tema. Entenda o que é, quais as ferramentas mais usadas, suas vantagens e motivos dessa nova tendência.
O que é Conversational Marketing?
O conversational marketing, também conhecido como marketing de conversa, é uma abordagem do marketing digital que se concentra em criar conversas personalizadas e em tempo real com clientes em potencial.
Em vez de apresentar um conteúdo estático e genérico, essa estratégia busca interagir com os visitantes de um site ou das redes sociais por meio de chatbots, mensagens de texto, chats ao vivo ou outras formas de comunicação direta.
O objetivo é criar um diálogo com o cliente em que a empresa possa fornecer informações relevantes e personalizadas. Bem como, responder às perguntas e fornecer assistência em tempo real.
A abordagem do conversational marketing só é possível graças aos avanços na tecnologia de chatbot e inteligência artificial. Elas permitem que as empresas criem chatbots personalizados que possam lidar com uma ampla gama de perguntas e fornecer respostas rápidas e precisas.
WhatsApp e chatbots são as ferramentas mais usada no Marketing de Conversa
O WhatsApp e os chatbots vem sendo bastante utilizados pelas empresas que adotam o marketing de conversa. Vamos entender os motivos para isso.
Ambos permitem a comunicação em tempo real com os clientes. Assim, as empresas podem fornecer respostas imediatas às perguntas dos clientes e fornecer assistência em tempo real.
Além disso, as ferramentas são de baixo custo em comparação com outros canais de marketing. Isso significa que as empresas podem se comunicar com seus clientes em potencial sem gastar muito dinheiro em publicidade e outras despesas de marketing.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens amplamente utilizado em todo o mundo. Portanto, essa é uma plataforma conveniente para as empresas se comunicarem com seus clientes, pois é provável que muitos deles já estejam usando o aplicativo.
Já os chatbots são convenientes para as empresas, pois podem ser programados para fornecer respostas imediatas aos clientes em tempo real, sem a necessidade de um representante humano estar disponível o tempo todo. Então, eles economizam tempo e recursos para a empresa, enquanto ainda oferecem um serviço ao cliente de alta qualidade.
Quais as vantagens do conversational marketing?
Existem várias vantagens do conversational marketing para as empresas. Trouxemos algumas delas para você.
Aprimoramento da experiência do cliente
O conversational marketing permite que as empresas se comuniquem com seus clientes em tempo real, respondendo às suas perguntas e fornecendo assistência personalizada. Isso cria uma experiência mais satisfatória para o cliente e pode aumentar a lealdade e a satisfação do cliente.
Aumento das conversões
A comunicação em tempo real com os clientes pode ajudar a direcionar os visitantes do site para as páginas corretas e a fornecer informações relevantes que podem incentivar as conversões. Isso pode levar a um aumento nas vendas e na receita.
Coletar informações valiosas do cliente
Essa estratégia pode fornecer informações valiosas sobre as necessidades e desejos do cliente. As empresas podem usar essas informações para personalizar suas ofertas e melhorar a experiência do cliente.
Redução do tempo de resposta
Com o conversational marketing, as empresas podem reduzir o tempo de resposta ao cliente e melhorar a assertividade.
Aumento da eficácia do marketing
Através dessa abordagem, as empresas podem se comunicar com seus clientes em um nível mais pessoal e direto. Isso pode aumentar a eficácia do marketing e melhorar o ROI.
Automatizar processos repetitivos
O “marketing de conversa” pode ser automatizado por meio do uso de chatbots e outras tecnologias. Isso pode ajudar a reduzir a carga de trabalho da equipe de atendimento ao cliente e melhorar a eficiência.
Quais as melhores praticas das empresas que implementaram o conversational marketing?
A experiência mostra que empresas que obtiveram sucesso na implementação do conversational marketing, adotaram algumas práticas, como:
Definição de objetivos
Antes de começar, é importante definir objetivos. O que se espera alcançar com essa estratégia? É para gerar leads, melhorar a experiência do cliente, aumentar as vendas ou algo mais? Definir objetivos ajuda a orientar sua estratégia e garantir que esteja medindo o sucesso de maneira apropriada.
Escolha as ferramentas certas
Existem muitas ferramentas diferentes de conversational marketing disponíveis, como chatbots, mensagens de texto, chats ao vivo e e-mails personalizados. É importante escolher as ferramentas certas com base nos objetivos e no perfil do público-alvo. Por exemplo, se um público usa muito o WhatsApp, é uma boa ideia investir em um chatbot para o WhatsApp.
Personalizar a experiência do cliente
O sucesso do marketing conversacional depende, em grande parte, da personalização da experiência do cliente. Empresas bem sucedidas nessa abordagem certificam-se de que suas mensagens sejam relevantes e personalizadas para cada cliente em potencial. Elas usam as informações coletadas para segmentar sua mensagem e torná-la relevante para cada indivíduo.
Treinar a equipe
É importante treinar a equipe para lidar com as perguntas e necessidades dos clientes. Eles devem estar prontos para fornecer respostas precisas e personalizadas em tempo real, e ser capazes de resolver problemas e direcionar os clientes para as soluções corretas.
Analisar os dados
Analisar regularmente os dados e métricas de conversational marketing é fundamental para medir o sucesso da estratégia e identificar áreas para melhorias. A análise dos dados também pode ajudar a orientar as próximas iniciativas.
Que tal passar a usar essa estratégia no seu negócio?
Como vimos, a estratégia de conversational marketing pode aumentar a satisfação do cliente e gerar mais conversões. Além disso, ela permite que as empresas coletem informações valiosas sobre as necessidades e desejos dos seus clientes.
Como resultado, há uma experiência mais interativa e satisfatória para o cliente. Ele pode se sentir mais envolvido com a marca e mais propenso a comprar ou recomendar seus produtos ou serviços.
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Sergio Capozzielli é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.