Apesar do que muitos acreditam, o branding B2B também é muito importante. Esse tipo de estratégia interfere diretamente na produtividade da empresa, nas suas vendas e, consequentemente, no seu crescimento.

Em um primeiro momento é comum pensar que vendas realizadas para outras empresas não precisam desse tipo de preocupação. Porém, nestes casos também é necessário pensar no branding para conquistar e fidelizar clientes.

E esse conceito vale tanto para grandes marcas, que comercializam produtos e serviços que exigem segurança até empresas menores que fornecem insumos.

Agora que você percebeu o quão importante é investir no branding B2B, vamos te mostrar mais sobre o assunto para que essa estratégia seja implementada na sua empresa.

O que é Branding B2B

O branding B2B nada mais é que a gestão da imagem de uma empresa, ou seja, ela se preocupa com a forma como os clientes veem a marca. Cuidado para não fazer confusão! Aqui não estamos falando da imagem visual e tangível da empresa, estamos abordando a maneira como os clientes percebem a empresa.

É claro que ter uma logo criativa, com cores atraentes e um visual interessante é extremamente importante. Aliás, são esses pontos que fazem a marca ser reconhecida em diferentes locais e se destacar em meio aos concorrentes.

Porém o branding cuida de uma parte mais subjetiva da imagem de uma empresa. E quando falamos da venda B2B esse cuidado também é muito relevante. Isso porque por trás das vendas ainda estão pessoas responsáveis pelo processo.

Dessa forma, criar uma imagem de confiança, estabilidade e segurança aos clientes B2B é um grande diferencial para suas vendas.

Importância do branding B2B

Um dos grandes diferenciais do B2B é a frequência de vendas e também o volume de pedidos. Assim, fidelizar o cliente é tão importante quanto realizar apenas uma venda.

Normalmente empresas buscam por vendedores que tenham experiência no mercado, sejam conhecidos no nicho e que tenham profissionalismo nas vendas. Isso porque no mundo B2B a fidelização é vantajosa para ambos.

Então, investir em branding B2B vai destacar sua empresa em meio aos concorrentes, atraindo mais clientes e facilitando a fidelização deles. Dessa forma o crescimento da sua marca será mais rápido.

Como construir um branding B2B de sucesso

Primeiro, é necessário saber que um branding de sucesso no mercado B2B não é construído de uma hora para outra. Esse é um processo longo que evolui conforme as estratégias são estabelecidas e aplicadas.

Além disso, é necessário pensar em diferentes pontos para que essa ação ofereça os resultados positivos que apresentamos. Separamos alguns pontos mais relevantes que você precisa pensar para ter sucesso.

Defina os valores da sua marca

Os valores da marca são os pontos que vão nortear como será feito o branding da sua empresa. Neste ponto é preciso pensar em todos os valores que são importantes para o seu ramo, como segurança, agilidade, qualidade, etc.

Tudo isso vai ajudar na definição dos pontos fortes da sua marca que devem ser destacados. Você pode encontrar os pontos mais relevantes conversando com seus colaboradores ou ainda com clientes antigos.

Ao perguntar sobre como eles veem a empresa e o que enxergam como pontos fortes e fracos, você não apenas consegue entender melhor os valores da marca como também demonstra interesse pela visão externa da empresa.

Crie a identidade da empresa

Como falamos no início do texto, a identidade visual da sua marca é muito importante e pode ajudar no branding B2B. É preciso criar uma imagem que condiz com o que você vende e os valores que sua empresa prega.

Então, faça uma análise para a escolha das melhores cores, crie uma logo marcante e atrativa e pense no ambiente da empresa. Esse último ponto é ainda mais importante se você recebe clientes na sua sede.

A impressão que o cliente tem da sua empresa começa pelo impacto que ele tem no primeiro contato e na primeira visita.

Defina seu público alvo

Um grande erro de quem não investe no branding B2B é achar que público empresarial não tem persona. Na verdade, mesmo que não seja uma venda pessoal, nós devemos criar um perfil de cliente e buscar entender suas necessidades.

Cada tipo de empresa terá dores, frustrações e necessidades diferentes, mesmo comprando um mesmo tipo de produto. Então, estude o comportamento do seu público e assim será mais fácil alcançar novos clientes.

Além disso, ao conseguir um novo contato, conheça mais sobre a empresa e se mostre interessado em resolver os problemas expostos. Dessa forma, a personalização do atendimento também vai ajudar na experiência pessoal de cada cliente.

Faça a gestão do branding B2B

A gestão do branding em B2B é a forma que você tem de analisar os dados e ver a eficácia do que tem sido feito. Existem diversas métricas que podem ser usadas para avaliar como as pessoas veem determinada empresa.

Dessa forma você saberá o que é preciso mudar e os pontos de melhoria para alcançar o resultado esperado.

Analisar o que é dito sobre a empresa nas redes sociais e em sites também é uma excelente maneira de entender como a marca é notada.

Além disso, quando o planejamento do branding estiver pronto é necessário comunicar todos da sua equipe. Isso porque cada colaborador precisa saber sobre os valores e a sua importância no processo.

Contrate uma equipe especializada

Você já deve ter notado que o branding B2B é um processo longo e bem trabalhoso. É por isso que sempre aconselhamos que seja contratada uma equipe especializada no assunto.

Ao contratar um profissional as suas chances de êxito no processo são muito maiores. Isso porque ele já sabe quais as métricas mais importantes para cada segmento e como agir de acordo com os resultados apresentados.

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