Não se esqueça da gestão das publicações em seu site
Em geral, quando as pessoas se dão conta de que precisam de um site, elas pensam, em primeiro lugar, no problema técnico. Quem vai desenvolver a programação, hospedagem, procura de domínios, etc. Até aí, ok. Até porque, sem isso, não há web site, não é?
Porém, um pilar fundamental dessa estrutura é relegado ao segundo plano (às vezes ao terceiro, quarto, sei lá…). Falo aqui do CONTEÚDO. Quais os textos que serão exibidos nas páginas? O que vou comunicar? Qual será a forma de abordagem? Quem é meu público e/ou cliente?
Essas e outras questões são básicas no processo de criação de conteúdo para seu site. Até aí, parece fácil, e realmente não é tão difícil, mas tem seus segredos e peculiaridades. Enumero, então, algumas dicas:
1– Conheça a fundo sua empresa, seu mercado, seus clientes e os hábitos de consumo e navegação na internet para que o conteúdo seja moldado dentro desses parâmetros. Não adianta falar em grego se o fulano mal fala português.
2– Estruture o conteúdo de forma clara e limpa, que priorize o fácil acesso à informação. Quanto menos o usuário tiver que clicar para alcançar o que deseja, melhor. Ah, e quantidade quase nunca é sinônimo de qualidade. Seja objetivo!
3– Revise várias vezes os textos. Não admita erros de digitação e de gramática. Afinal, você não vai querer que seu cliente pense que você não sabe nem escrever, não é? Sua imagem pode ser arruinada em um só clique do mouse.
4– Mantenha seu site atualizado. É primordial que as informações disponíveis sejam as mais recentes e que não haja divergência entre o que é publicado e o que a empresa produz e entrega, pois a propaganda poderá ser enganosa.
Existe mais coisa para se falar a respeito desse tema, mas considero que o que está aí já vai fazer uma grande diferença.
Precisando de ajuda profissional na produção, desenvolvimento e revisão de textos, a iD. disponibiliza esse serviço com foco na melhoria da imagem institucional de sua empresa. Basta entrar em contato com a gente. Teremos grande satisfação em atendê-lo.
Sergio Capozzielli é jornalista e especialista em gestão de negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Marketing na Rede Globo de Televisão. É Consultor de Empresas e Redator Publicitário de Marketing de Conteúdo.