Agência de Marketing Industrial

Sabe aqueles resultados que você espera em sua indústria, faz muitas tentativas para alcança-los e que nunca chegam? Então, a saída pode estar em uma agência de marketing industrial! Focar na comunicação B2B (Business to Business), ou seja, de negócio para negócio é a especialidade desse segmento.

E em São Paulo, quando falamos de agência de marketing industrial, a referência é a iD Publicidade. Desde 2001, temos uma atuação dedicada às indústrias de pequeno e médio portes, promovendo excelentes resultados que se refletem na ampliação de faturamento e na redução de custos dessas empresas.

Como funciona o marketing industrial B2B?

Enquanto o marketing tradicional B2C (Business to Costumer), aquele que foca no consumidor final, tem por objetivo a realização de desejos, ou marketing industrial B2B visa oferecer soluções que gerem resultados a outras empresas. No primeiro caso falamos mais de emoção e no segundo nos referimos a uma relação mais racional.

A indústria é um segmento que, na maior parte dos casos, tem uma enorme gama de concorrentes e, sendo assim, estabelecer diferenciais para uma empresa desse mercado é fundamental para que ela apareça e seja considerada uma opção para outros empresários.

O marketing industrial B2B é aquele que se vale, fortemente, do funil de vendas, uma representação do passo a passo dos compradores corporativos, que mapeia desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. De forma geral, consiste em uma pirâmide invertida com alguns estágios, que ilustram o caminho que o lead (prospect) percorre até se tornar um cliente.

Para ser mais efetiva, a estratégia mais adotada no âmbito das relações comerciais entre empresas é o inbound marketing industrial. Basicamente, ele se refere em atrair o interesse do público-alvo ao invés de buscar esses consumidores, como acontece no marketing tradicional.

Por que investir na estratégia de inbound marketing industrial?

Existem muitas vantagens em adotar a estratégia de inbound marketing industrial. Vamos citar algumas bem relevantes para você entender como isso pode fazer a diferença na sua indústria.

  • Gastos reduzidos com publicidade

A primeira vantagem é a redução de custos de publicidade. A forma tradicional de marketing (outbound) aposta em anúncios em massa, ou seja, além dos custos elevados dos veículos de comunicação como TV, rádio, revistas ou jornais, a indústria ainda tem que bancar a produção de artes, filmes e spots que podem custar grande fração do seu faturamento.

No segmento B2B, uma divulgação massiva pode gerar conhecimento da marca, mas nem sempre se converte em vendas. Como já falamos, as transações nesse mercado ocorrem de forma mais racional e exige confiança do comprador.

Com uma agência de marketing industrial que utiliza o inbound, uma indústria reduz seus gastos com publicidade e ainda pode ter resultados mais efetivos. Isso pois essa estratégia é capaz de cativar os consumidores, gerar engajamento e levar a bons negócios com investimento apenas na produção de conteúdo de qualidade.

  • Melhor ranqueamento nos resultados das buscas orgânicas

Muito usado no inbound marketing industrial, o SEO (Search Engine Optimization) – otimização para mecanismos de busca – é fundamental para colocar um site nas primeiras posições de resultados de buscadores como o Google, sem que você precise pagar nada por isso.

O SEO consiste em um conjunto de técnicas que torna o site de sua indústria mais facilmente encontrável. Dentre elas podemos citar o uso correto de palavras-chaves nos conteúdos, otimização técnica do site, utilização de backlinks nas páginas, etc.

Aparecendo na primeira página do Google, por exemplo, você será encontrado mais facilmente por potenciais clientes quando eles procurarem por um produto que você comercializa. E, quanto mais você for encontrado, mais chances terá de vender e aumentar a lucratividade da sua indústria.

  • Aumento do envolvimento do consumidor com a sua marca

O conteúdo marketing industrial tem papel fundamental na estratégia de comunicação B2B. Por meio da produção e divulgação de conteúdos relevantes, sua marca alcança mais visibilidade e pode se tornar autoridade no seu segmento.

Atualmente, a grande maioria dos executivos busca informações e soluções para os problemas de suas empresas na internet. Assim, o conteúdo gerado pela sua indústria pode ser decisivo para esse público, que ficará satisfeito se encontrar o que busca no seu site.

Um site bem estruturado, com diversos conteúdos relevantes publicados regularmente, como textos, vídeos, infográficos, fotos, manuais, entre outros, enriquece a experiência do cliente. Isso leva a um maior envolvimento do consumidor com a sua marca, o que se traduz em oportunidades de negócio.

Como melhorar seus resultados no marketing industrial?

Para melhores resultados no marketing industrial, os profissionais de marketing precisam atrair, alcançar e engajar os principais interessados nas soluções de uma indústria ao longo de cada estágio de sua jornada.

As compras no B2B envolvem em média de 3 a 5 tomadores de decisão, o que torna esse processo mais complexo. Isso significa que é preciso criar conteúdo que converse tanto com influenciadores quanto com executivos – o que nem sempre é uma tarefa fácil para quem está focado na atividade principal da sua empresa e frequentemente exerce múltiplos papéis e responsabilidades.

Uma agência de marketing industrial pode te ajudar nesse processo de atração, alcance e engajamento de consumidores. Ela é capaz de definir a persona (perfil de cliente), criar uma estratégia eficaz de conteúdo, trabalhar o SEO, fazer a divulgação nas redes sociais, e-mail marketing, Google Adwords, além de monitorar indicadores, analisar resultados e propor melhorias.

Faça parte da revolução da indústria 4.0 pilares

Considerada a quarta revolução industrial, a indústria 4.0 traz mudanças significativas na forma de pensar das empresas. Esse movimento implica na busca por conhecimentos e novas estratégias de produção e vendas. Cada vez mais, as indústrias precisam estar preparadas para conviver com alguns pilares da tecnologia, como:

  • Inteligência artificial;
  • Robótica;
  • Nanotecnologia;
  • Impressão 3D;
  • Biotecnologia.

O marketing digital industrial também se encontra nesse rol da indústria 4.0. Acompanhando essa evolução, ele é essencial para entender as necessidades de seus clientes e fornecedores, que estão cada vez mais exigentes, permitindo que seus serviços e produtos agreguem valor em suas empresas.

iD Publicidade: Agência para marketing digital industrial

A iD agência digital vai direto ao ponto: proporciona resultados sólidos às pequenas e médias indústrias de qualquer segmento! Tudo por meio de uma parceria transparente e ativa, sem uso de métricas sem sentido ou termos que nem os gringos entendem direito.

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