Não há mais espaço para a irresponsabilidade com o planeta num mercado cada vez mais exigente com as empresas 

Não é de hoje que ouvimos falar na “onda verde” tão presente nos noticiários. No final dos anos 80, início dos 90 surgia um movimento que alertava a população para a destruição do planeta, para as queimadas na Amazônia e o buraco na camada de ozônio.

Na época, passamos a conhecer a Ecologia. Hoje se fala em sustentabilidade ou responsabilidade socioambiental, que consiste na exploração dos recursos naturais de forma responsável e consciente, minimizando os impactos no equilíbrio do meio ambiente.

Atualmente, muitas empresas passaram a se preocupar com as questões ambientais e adotar práticas sustentáveis em suas ações. Os consumidores estão tendo cada vez mais consciência dos problemas causados pelo ser humano e já entendem que algo deve mudar se não um triste legado será deixado às gerações futuras.

Os hábitos de consumo começam a ser alterados em função da preocupação com o meio ambiente. Esse fato deixa claro que a indústria não pode se eximir de sua responsabilidade.

Mais do que nunca, é necessário que atentemos às questões ambientais e tomemos atitudes práticas como redução do uso de papel, utilização de materiais reciclados, economia de água e luz, entre outras. Tudo isso pode (deve) começar em casa e ser levado para as empresas.

Com o crescimento da internet pelo mundo a troca de ideias sobre sustentabilidade também cresceu bastante. Isso levou as empresas a divulgarem na rede suas ações de responsabilidade ambiental formando-se um “círculo virtuoso” em torno da questão, contribuindo para um benchmark positivo e gerando novas ações.

A construção de uma reputação de marca sustentável passa pela divulgação dos fatos. Nem mais, nem menos do que se faz. Apenas a realidade é capaz de gerar confiança no consumidor, mobilizando emoções e desenvolvendo relações sólidas.

Passe a adotar posturas sustentáveis em sua empresa, comunique-as ao mercado com responsabilidade e ganhe reconhecimento. O consumidor perceberá que o seu diferencial competitivo influi diretamente na vida dele.



Sergio Capozzielli
é jornalista e especialista em gestão de negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Marketing na Rede Globo de Televisão. É Consultor de Empresas e Redator Publicitário de Marketing de Conteúdo.