Identidade visual é ferramenta-chave para o sucesso do negócio

Fico surpreso quando vejo que até hoje ainda tem empresa que não tem uma identidade visual. Outro dia eu passava em uma rua bastante movimentada daqui de SP, em frente a lanchonetes e restaurantes que apresentavam seu ‘menu’ de forma um tanto quanto arcaica, pitoresca, isso para não dizer ridícula: cartazes com as mais variadas formas, cores e escritos à mão com caneta, lápis, giz de cera e até, quem sabe, com carvão. Como alguém pode imaginar que esse tipo de comunicação seja eficaz?

Por vezes, o dono do estabelecimento poderá alegar: “O pessoal lê, entra e pede o prato. Tem funcionado, sim”. Claro, mas qual será a impressão que passa na cabeça de quem NÃO tem coragem de entrar nesse local? Com certeza não é boa. Qualquer pessoa mais entendida irá imaginar que, se tratam com tanto descaso a comunicação com os clientes, imagine como eles lidam com a comida servida.

A identidade visual, que contempla logotipo, logomarca e as padronizações de cores e formas de comunicação, é fundamental para o sucesso de qualquer empresa – seja ela pequena, média ou grande. Ela é responsável por transmitir o conceito da empresa, seus valores, suas qualidades e seu compromisso com mercado. É, também, uma forma extremamente eficiente de diferenciar seus produtos e serviços da concorrência, pois favorece a memorização da marca por parte do consumidor.

O processo de formação da identidade visual corporativa exige criatividade, profissionalismo, adequação a marca e ao público-alvo da empresa e deve levar em conta as diferentes formas de veiculação, como TV, rádio, on-line, impresso, entre outras.

Finalizada a criação e determinado o padrão visual adequado, chega a hora de aplicar a identidade visual à papelaria (papel timbrado, envelopes, etiquetas, formulários, memorandos, folhetos de divulgação e promoção, pastas, etc.), assim como a sinalização interna e externa (placas que indicam toaletes, recepção, fachada, etc.), além de veículos da empresa. A criação de um web site ou uma campanha de mail-marketing também deve utilizar como base a padronização visual previamente criada.

Nesse ramo, qualidade é essencial. Por isso, a iD. Publicidade & Tecnologia oferece o serviço de criação de identidade visual e outras soluções em comunicação sempre colocando em primeiro lugar as necessidades do cliente e com custo acessível. Para obter maiores informações, por favor, acesse nosso Portifólio: http://www.hhcriacao.com.br/portifolio



Sergio Capozzielli
é jornalista e especialista em gestão de negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Marketing na Rede Globo de Televisão. É Consultor de Empresas e Redator Publicitário de Marketing de Conteúdo.