Saber como escolher o nome de uma marca não é tão simples, mas essa tarefa pode se tornar mais fácil. Seguindo as dicas certas e o passo a passo, o processo de escolha se tornará muito mais rápido.
O nome de uma empresa é o primeiro contato com possíveis clientes. Proporcionar uma experiência positiva nesse momento inicial pode ser definitivo para a relação com a sua marca.
Por isso, saber como escolher o nome de uma marca é muito importante, afinal ele é a porta de entrada da sua empresa.
Para te ajudar nesse processo, criamos esse guia que vai apresentar o passo a passo da criação.
Escolha um nome simples
O primeiro ponto importante de como escolher o nome de uma marca é pensar em termos simples. Isso para que seu público-alvo possa se lembrar da sua empresa com facilidade.
De preferência que as palavras escolhidas façam referência ao tipo de produto ou mercado em que sua empresa atua. Além de palavras simples, fazer referência ao seu nicho ajuda na identificação da marca.
Muitas pessoas optam por sobrenomes ou palavras estrangeiras com o objetivo de trazer um toque especial. Porém, usar palavras complexas pode dificultar até mesmo a pesquisa pela empresa em sites de busca e redes sociais.
Cuidado com nomes parecidos
Para saber como escolher o nome de uma marca, antes de definir o nome da sua empresa, pesquise sobre os nomes usados pelos seus concorrentes diretos. Ter atenção a esse detalhe é muito importante para evitar confundir seus clientes.
Quando duas empresas de um mesmo setor possuem nomes parecidos, os clientes não conseguem manter a identificação da marca. Isso porque ao pesquisar sobre sua empresa pode encontrar concorrentes com nomes bem similares.
Na verdade, a concorrência nesses casos aumenta, pois seus possíveis clientes também vão procurar conhecer seus concorrentes. Então evite a confusão e busque por ideias de marcas que sejam inovadoras e criativas.
Analise o visual do nome
O visual do nome quando escrito também é importante e precisa ser pensado com cuidado. Ainda na fase de criação de como escolher o nome de uma marca, escreva as opções que mais agradam para analisar como fica a estética da palavra.
Junto com uma logo bonita e bem elaborada precisa ser adicionado um nome esteticamente agradável. Isso atrai o olhar e a atenção dos clientes imediatamente, assim o interesse pelos produtos logo surge.
Pensar na pronúncia do nome é essencial, prefira palavras sem duplo sentido e com identificação simples. Saber como escrever o nome é tão importante quanto saber a sua pronúncia correta.
Escrever palavras complexas com pronúncia diferenciada pode atrapalhar seus clientes no reconhecimento da empresa. Então tenha muito cuidado com esses detalhes e analise a estética da escrita e a sua pronúncia.
Escolha cores que combinam com sua empresa
Nem todo mundo sabe disso, mas não há alternativa de como criar nome de marca sem pensar nas cores associadas. Cada cor passa uma mensagem e possui uma influência nos espectadores.
Então, junto com o nome é importante pensar nas cores que mais representam a imagem da sua empresa. Assim, além de te mostrar como escolher o nome de uma marca, vamos te mostrar como escolher as cores.
Tons amarelos transmitem a ideia de ânimo, expectativa, jovialidade. Já o laranja transmite confiança e é uma cor amigável, mas normalmente é usada em chamadas para vendas.
A cor vermelha é excitante e desperta o paladar, por isso, é muito usada em empresas de alimentos. O azul transmite confiança e segurança, é ideal para marcas relacionadas a assuntos financeiros.
O verde está relacionado a questões ambientais e cuidados com a saúde, transmite bem-estar e qualidade de vida. Para completar, o lilás ou roxo é a cor da criatividade e muito indicada para empresas de artes e marketing.
Conhecendo a imagem que sua empresa deseja transmitir aos clientes, escolha a cor certa. Depois teste o nome selecionado para ver se combina a estética da escrita com diferentes tons.
Pesquise se o nome está disponível para registro
Antes de criar redes sociais e anunciar para seus clientes o nome da empresa, faça uma pesquisa. Existem sites que mostram se o nome já está sendo usado por outra marca ou se está livre para registro.
No site do INPI você consulta o registro de marcas e patentes e impede as cópias e plágio do nome da sua empresa. Procure também saber se o domínio com o nome da sua empresa está livre para ser usado.
Isso é importante, pois hoje estar online é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Então opte sempre por termos que possam ser registrados e que possam ser usados nas redes sociais sem problema.
Esse tipo de cuidado impede que sua marca seja confundida com outras empresas e ainda garante exclusividade. Isso é muito importante para saber como escolher o nome de uma marca.
Caso você precise de assessoria nesse processo, indicamos a São Paulo Marcas e Patentes para esse serviço relacionado aos registros da marca.
Use um nome que possa ser usado no exterior
Nós falamos lá no início do texto para evitar palavras estrangeiras complicadas e, por isso, você deve estar estranhando esse tópico. Mas aqui estamos pensando por uma outra perspectiva de como escolher o nome de uma marca.
Muitas vezes, quando criamos uma empresa, o objetivo é que ela cresça e seja notada por outros países. Assim, desde o início do planejamento é necessário saber como escolher o nome de uma marca que possa ser usada fora do Brasil.
Evite termos que possam ter outro sentido em outras línguas e também palavras com pronúncias difíceis para estrangeiros.
O conceito de simplicidade continua valendo aqui, quanto mais simples o nome, mais fácil seja para brasileiros ou não.
Importância de saber como escolher o nome de uma marca
Como falamos, o nome de uma empresa é muito importante para a sua imagem. E todo o seu processo de criação pode ser complicado, mesmo seguindo todos os passos apresentados.
Por isso, é recomendado procurar a ajuda de profissionais para garantir que seja uma escolha eficiente.
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Sergio Capozzielli é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é instrutor de programas de empreendedorismo do SEBRAE-SP, consultor de negócios e autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.