Planejar é preciso e, para isso, devemos dispor nosso tempo e esforço nesse importante trabalho. Depois de definidas a missão, a visão e os valores – fatores que caracterizam o negócio – é possível formular objetivos para a empresa. Através deles, os colaboradores irão trabalhar mais focados, menos dispersos e dessa forma, buscarão o sucesso.

Parte do plano de negócios, uma ferramenta de grande importância é a Matriz SWOT – sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Devido à sua simplicidade, podemos usar a matriz em qualquer tipo de negócio, desde um pequeno comércio até uma grande multinacional.

A SWOT relaciona variáveis do ambiente externo à empresa com fatores internos do negócio. Através dela, é possível identificar os pontos fortes (forças) e pontos fracos (fraquezas) de um empreendimento, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente de negócios.

As forças são as vantagens internas em relação aos concorrentes, como a qualidade do serviço prestado, produtos de qualidade, etc. As fraquezas são as desvantagens da empresa frente à concorrência: instalações inadequadas, alto custo de produção, entre outras.

Já o ambiente de negócios apresenta situações que representam oportunidades para todos as empresas, como exemplo, mudanças nas preferências do consumidor, falência de um concorrente, demanda mal atendida, e, também, aspectos negativos que podem pôr em risco a vantagem competitiva da empresa, como acirramento da concorrência, nova legislação restritiva, etc.

Para poder chegar à algumas conclusões é necessário colocar essas informações em quadrantes e cruzá-las, de forma a obter um quadro que permita delinear estratégias de ação relevantes para o futuro da empresa. Pontos fortes cruzados com oportunidades permitem o desenvolvimento das vantagens competitivas. Já pontos fracos versus ameaças representam a necessidade de modificações profundas para proteger o negócio.

É fundamental para o administrador de uma empresa criar um planejamento estratégico e se dedicar a ele, coletando o maior número de informações possível, usando todas as ferramentas disponíveis. Além de trabalhar para desenhar estratégias visando alcançar objetivos e superar a expectativa dos consumidores.



Sergio Capozzielli
é Jornalista e Especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Mercado na Rede Globo de Televisão por 10 anos. Atualmente é Consultor de Negócios e Autor de diversos artigos e publicações especializadas de Marketing de Conteúdo para Pequenas e Médias Empresas.