A formulação estratégica bem feita minimiza os riscos e potencializa os ganhos
Depois da consolidação do negócio, um dos maiores desafios ao empreendedor é fazer a empresa crescer, de maneira sustentável. E, sem dúvida, a melhor ferramenta para auxiliar nesse processo é o planejamento estratégico.
Um planejamento consistente integra diversas diretrizes e estratégias de competição, de marketing e de crescimento, além de programar a implantação e a mensuração dos resultados obtidos.
O perfil do administrador é fator determinante na implementação das ações que visam o crescimento do negócio.
O profissional mais agressivo pode apostar em novos produtos e em novos mercados como estratégia de crescimento. Já o mais conservador entenderá que os produtos atuais em seus mercados atuais já são suficientes para garantir o sucesso. Porém, em ambos os casos, existe vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas, de acordo com o negócio.
Ao focar na concentração de produtos atuais nos mercados atuais facilitamos a administração e temos objetivos claros. Mas corremos o risco de manter todos os ovos na mesma cesta, e deles todos se quebrarem.
Já ao diversificar produtos e mercados podemos dividir os riscos, mas também há a possibilidade de complicarmos a gestão do negócio, principalmente se nos voltarmos para campos não relacionados entre si.
Por isso, uma análise profunda das condições internas da empresa e as forças que a afetam (microambiente) em conjunto com a avaliação dos fatores socioeconômicos, políticos e culturais (macroambiente), é fundamental para se determinar a melhor maneira para crescer.
Como parte de um processo mais amplo, as estratégias de crescimento empresarial são responsáveis, quando bem sucedidas, por promover aumento do faturamento e dos lucros.
Sergio Capozzielli é jornalista e especialista em gestão de negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como Analista de Marketing na Rede Globo de Televisão. É Consultor de Empresas e Redator Publicitário de Marketing de Conteúdo.