Como melhorar as vendas em anos de ajustes econômicos? O empresário brasileiro deve se preparar novamente e voltar a ser competitivo através de ciência de negócios e planejamento estratégico!

Em época de vacas magras é comum as pessoas que compõem um corpo de competências dentro de uma empresa deixar o moral cair. Acirramento da concorrência, dificuldade em fechar propostas de orçamentos e aumento do poder de barganha dos clientes são alguns dos motivos que levam a este comportamento, além de um suposto contra-cheque menor.

É inegável que pequenos negócios, assim como uma cultura empreendedora forte, são elementos vitais para o equilíbrio socioeconômico de toda e qualquer nação.

Os indicadores apresentam resultados que nos últimos 5 anos, o número de startu’ps, pequenos e micro empreendedores e empreendedores individuais (MEIs) passou de 6 milhões para 16 milhões. E suas participações no PIB nacional é de quase 30%. São números bastantes expressivos para qualquer economista.

Entretanto, ainda amargamos altos índices de mortalidade e informalidade empresarial. Enquanto as nações se tornam grandes corporações, que lutam com afinco de participação de mercado, a legislação do Brasil insiste em excessos que nos imobilizam e impedem a competitividade.

É hora de mudar definitivamente esse quadro! Acreditamos que este é, atualmente, o maior impeditivo para o crescimento sustentável e sua solução passa pela sincronização da realidade globalizada, tecnológica e processos mais velozes, muito mais velozes!

Mas como estar entre os melhores?

Investindo fortemente em eficácia e em produtividade, tendo como base a educação da qualidade, o acesso às informações cada vez mais constante sobre as principais tendências de mercado, inovações, tecnologias, ferramentas e sistemas de controle que garantam o sucesso do empreendimento.

O principal objetivo de todas as empresas nesse cenário é garantir uma gestão de marketing que permitam a melhor adaptação dos empreendedores nacionais a essa nova realidade, voltando a contribuir para que o Brasil dê saltos gigantescos em direção ao futuro com sabedoria.



Henrique Morbi
é publicitário graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e especialista em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua como Diretor de Atendimento e Novos Negócios na iD. Publicidade & Tecnologia, como Presidente de Imagem Pública do Rotary Vila Alpina e como Conselheiro de Marketing do CIESP Distrital Leste.